Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Assaltante de residência em Ílhavo condenado a pena efetiva

O Tribunal de Aveiro condenou hoje a três anos e nove meses de prisão efetiva um homem que assaltou uma residência na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, em 2017.

Assaltante de residência em Ílhavo condenado a pena efetiva
Notícias ao Minuto

17:50 - 10/12/19 por Lusa

País Aveiro

Durante o julgamento, o arguido reconheceu "parcialmente" a prática dos factos, mas disse ter furtado apenas uma caixa de relógios. No entanto, esta versão não convenceu o coletivo de juízes.

O arguido, que está a cumprir uma pena de prisão à ordem de outro processo, foi condenado a três anos e meio de prisão, por um crime de furto, e oito meses, por um crime de condução sem carta.

Em cúmulo jurídico, foi-lhe aplicada uma pena única de três anos e nove meses de prisão efetiva.

A juíza presidente do coletivo, que julgou o caso, explicou que o tribunal optou por não suspender a pena, devido ao passado criminoso do arguido, que sofreu "numerosas condenações" pelo mesmo tipo de crimes, antes da prática dos factos.

"Muitas destas condenações foram em penas suspensas na sua execução e, o certo, é que isso não bastou. Apenas quando foi sujeito à constrição e vigilância do encarceramento é que o arguido conseguiu interromper o percurso de adição e delinquência que vinha seguindo", disse a magistrada.

Os factos ocorreram a 3 de fevereiro de 2017.

Segundo o acórdão, o arguido escalou um muro lateral, acedeu a uma varanda do apartamento e partiu o vidro da porta, introduzindo-se no interior da habitação.

Após consumar o furto, o arguido fugiu num automóvel, levando consigo diversos equipamentos informáticos, um telemóvel, vários relógios e pequenos eletrodomésticos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório