PAN pede esclarecimentos sobre projeto de parque subterrâneo no Porto

O PAN revelou hoje que pediu esclarecimentos ao Ministério do Ambiente sobre o futuro parque de estacionamento no Aviz, no Porto, cuja construção está prevista para uma zona que inunda sob precipitação significativa, podendo representar risco de segurança.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
11/12/2019 15:49 ‧ 11/12/2019 por Lusa

Política

PAN

 

"A zona onde está prevista esta construção é uma zona de inundação em momentos de significativa precipitação. É uma situação que nos faz questionar a segurança desta infraestrutura ao nível da proteção de pessoas e bens", lê-se no requerimento.

Adicionalmente, sublinham os deputados do PAN na Assembleia da República, esta é "uma zona onde corre a Ribeira de Aldoar/Ramalde, a maior linha de água da orla costeira, com cerca de 8,5 quilómetros e uma bacia hidrográfica de 4,2 quilómetros quadrados, um meio hídrico que urge preservar".

A Assembleia Municipal do Porto aprovou em 03 de dezembro a proposta de construção, exploração e manutenção, em regime de concessão de serviço público, do parque de estacionamento do Aviz que inclui ainda, no mesmo concurso, a exploração e manutenção do parque de estacionamento da praça de D. João I, que tem capacidade para 380 lugares e cujo prazo de concessão termina em dezembro de 2021.

A proposta, aprovada com os votos contra da CDU, do BE e do PAN, prevê que concluído procedimento concursal para a elaboração do projeto e realização da empreitada, o vencedor do concurso tenha dois anos para abrir ao público o novo parque que ficará em regime de concessão pelo prazo de 20 anos.

Nessa mesma reunião, o presidente da Câmara Municipal do Porto revelou que a construção do parque de estacionamento subterrâneo no Aviz, na zona da Boavista, "mereceu o parecer positivo" da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

"Quando começámos a trabalhar neste projeto, uma das questões foi avaliar o nível freático e a ribeira que passa na parte de baixo. Este parque é construído na parte de cima e mereceu o parecer positivo da APA, que tem sido particularmente cuidadosa naquela zona", afirmou Rui Moreira.

A declaração do autarca surgiu depois de o deputado do PAN Ernesto Morais ter questionado o "impacto na zona" daquele parque subterrâneo, que terá capacidade para cerca de 200 lugares.

"Tenho algumas reticências em relação à necessidade do parque (...) considerando que será um parque periférico parece-nos a nós que há uma carência de transportes alternativos", defendeu.

Perante a aprovação da APA, refere o PAN no requerimento dirigido ao presidente da Assembleia da República, o partido "considera da maior relevância conhecer o processo e o parecer emitido pela APA", pelo que solicita uma cópia do processo e do parecer emitido pela APA relativamente à construção do parque subterrâneo do Aviz.

A Lusa tentou obter esclarecimentos adicionais por parte do ministério, mas até ao momento sem sucesso.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas