BE critica falta de meios de intervenção contra desigualdades nas escolas

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu hoje o aumento dos mecanismos de intervenção nas escolas para a criar condições de igualdade de aprendizagem em que ninguém fique para trás no sistema de ensino.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
03/12/2019 14:27 ‧ 03/12/2019 por Lusa

País

Catarina Martins

"A desproteção da escola criou mais clivagens" entre alunos, afirmou Catarina Martins, criticando a falta de "mecanismos [nas escolas] para intervir junto das várias situações e criar condições de igualdade".

A líder do BE reagias às conclusões do PISA [um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE], hoje divulgadas e que apontam as dificuldades económicas como um dos fatores com efeitos negativos nos resultados escolares dos alunos portugueses.

Escolas com "menos professores, menos funcionários e equipas mais pequenas, dos mais variados tipos" significam deixar "muito mais alunos entregues a eles próprios", afirmou Catarina Martins, considerando que "os alunos que vêm já de um meio familiar mais protegido, com mais condições, acabam por ter privilégio na escola".

Para que as escolas possam fazer o acompanhamento dos alunos menos favorecidos, "precisam sobretudo de meios", como "turmas com menos alunos, equipas multidisciplinares, mais assistentes sociais e psicólogos", exemplificou.

Só assim os professores poderão não ter "um trabalho tão pesado e tão burocratizado" e "dedicar-se mais à aprendizagem", e, por seu lado, a escolas prestarem "o apoio que seja necessário para que ninguém fique para trás no sistema de ensino", concluiu Catarina Martins.

A líder do BE falava aos jornalistas no final de um debate sobre o Clima, em que hoje participou a convite dos estudantes da Escola Secundária Dona Inês de Castro, em Alcobaça.

A emergência climática e a necessidade de encontrar soluções para os problemas ambientais marcaram o arranque da conversa em que Catarina Martins abordou com os alunos as linhas programáticas do BE sobre temas como a privatização dos serviços públicos, o combate às desigualdades, a violência e a mudanças na representação política e equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas