Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Cofina acusa Sindicato dos Jornalistas de afastar grupo de debate

Os diretores de oito títulos da Cofina denunciaram hoje o afastamento do grupo de um debate promovido pelo Sindicato dos Jornalistas, atribuindo este "silenciamento" a "fobia do jornalismo livre" ou "censura", acusação que o sindicato refuta.

Cofina acusa Sindicato dos Jornalistas de afastar grupo de debate
Notícias ao Minuto

14:06 - 02/12/19 por Lusa

País Jornalismo

"Não existe nenhum critério racional que justifique este silenciamento, pelo que somos levados a concluir que os organizadores do debate ou têm fobia do jornalismo livre, ou pretendem censurar estas centenas de profissionais pela única razão de trabalharem para o mesmo grupo económico", lê-se numa nota editorial publicada hoje no Jornal de Negócios.

Assinada pelos diretores do Jornal de Negócios André Veríssimo, do Record Bernardo Ribeiro, do CM/CMTV Carlos Rodrigues, do "Destak" Diogo Torgal Ferreira, da Sábado Eduardo Dâmaso, da TV Guia Luísa Jeremias e da Máxima Manuel Dias Coelho, a nota editorial surge no âmbito da conferência/debate sobre "Financiamento dos Media", que decorre hoje e terça-feira em Cascais numa iniciativa do Sindicato dos Jornalistas (SJ), com o alto patrocínio do Presidente da República (PR).

Questionada pela agência Lusa à margem da conferência que decorre em Cascais, a presidente do SJ, Sofia Branco, garantiu que "é falso o que dizem os diretores do grupo Cofina".

"O Sindicato dos Jornalistas convidou, formalmente, todos os grupos de comunicação social. No convite endereçado, deixou claro que as administrações poderiam delegar a representação do grupo em quem entendessem, o que, inclusivamente, algumas fizeram em diretores de informação", disse.

Na nota hoje publicada, os diretores da Cofina sustentam que "todos os jornalistas" que dirigem "foram afastados da discussão", salientando que o conjunto de redações do grupo "é composto por centenas de jornalistas, fotojornalistas e repórteres de imagem", que fazem "diariamente uma informação livre, independente, sem qualquer tutela política, económica, financeira, desportiva, religiosa ou outra".

"Ora, nós somos jornalistas livres e dirigimos jornalistas livres, que, como todos os jornalistas, merecem e exigem respeito", sublinham.

Afirmando que repudiarão "qualquer tentativa, com propósitos mais ou menos disfarçados e encobertos, de criar jornalistas de primeira e de segunda", os diretores das publicações da Cofina garantem, na nota hoje publicada, que irão denunciar junto dos seus "leitores, espectadores e internautas esta caricatura de debate democrático que, para agravar a situação, será realizada em local disponibilizado pelo PR".

"Não pactuaremos em caso algum com censores, tutelas intelectuais, vozes do dono, jornalistas amestrados ou sindicatos que encontram nas águas pútridas o seu ambiente natural", sustentam.

Em declarações à Lusa, Sofia Branco explicou que, depois de a administração da Cofina ter declinado o convite, sem o delegar, o SJ contactou o diretor da Sábado, Eduardo Dâmaso, e o diretor geral de publicações da Cofina, Octávio Ribeiro, tendo ambos recusado participar na conferência.

O Sindicato dos Jornalistas enviou ainda um convite ao diretor adjunto do Jornal de Negócios, Celso Filipe, para ser orador num painel, para o qual não obteve resposta, acrescentou.

"Dada a gravidade da acusação, o SJ reserva-se o direito de resposta, a ser utilizado em sede própria", disse à Lusa Sofia Branco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório