Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Hoje, às 11h15, a 'Terra Treme'. Sabe o que fazer?

Exercício envolve milhares de alunos de todo o país.

Notícias ao Minuto

07:38 - 15/11/19 por Melissa Lopes

País Terra Treme

Realiza-se esta sexta-feira, precisamente às 11h15, o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico 'A Terra Treme'.

Embora a iniciativa tenha expressão nacional, dá conta a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que o evento principal decorre na Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras.

Aqui, os cerca de 1.600 alunos, os professores e os funcionários vão, em conjunto, praticar os três gestos de autoproteção para o caso da ocorrência de um sismo: baixar, proteger e aguardar. O exercício tem a duração de um minuto.

objetivo do exercício, que vai já na sua sétima edição, é alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, através destes três gestos muito simples mas que podem salvar vidas. 

Proteção Civil lembra que os sismos ocorrem quando menos se espera e que as suas consequências, por vezes, são devastadoras como as que ocorreram em Lisboa em 1755 e cuja história pode reavivar no vídeo da galeria acima. 

Além do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Mourato Nunes, vão estar presentes na iniciativa o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assim como o secretário de Estado e Adjunto da Educação, João Costa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório