Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

“Seja mais rápido que um AVC”, ligue de imediato 112

Em média, o INEM regista 11 casos de AVC por dia.

“Seja mais rápido que um AVC”, ligue de imediato 112
Notícias ao Minuto

16:23 - 29/10/19 por Natacha Nunes Costa

País AVC

O INEM assinalou o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) com uma publicação no Facebook onde, além de divulgar alguns dados sobre esta que é uma das principais causas de morte em Portugal, também partilha a imagem de um cérebro com a frase “seja mais rápido que um AVC”.

Na publicação, o INEM recorda que, se sentir “falta de força num braço, boca ao lado, dificuldade em falar” deve ligar “de imediato” para o 112, pois a rápida intervenção médica especializada é vital para o sucesso do tratamento e posterior recuperação do doente.

Além destas informações, o Instituto Nacional de Emergência Médica revela que, até ao passado dia 27 de outubro deste ano, registou 3456 casos de AVC, o que dá uma média de 11 casos por dia.

Recorde-se que o AVC é um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro. Para prevenir esta doença, o INEM recomenda hábitos de vida saudáveis, evitar o tabaco e a vida sedentária e ter especial atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório