A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria adiantou, este domingo, que o número de pessoas atendidas devido a náuseas, vómitos e diarreia, por contaminação na água da praia da Nazaré, subiu para um total de 116 casos expostos.
A informação, enviada ao Notícias ao Minuto, - com dados contabilizados até às 14h00 - dá conta de que dos 116 casos, 72 são crianças e adolescentes e os restantes (44) são adultos.
A ULS da Região de Leiria refere também que há mais mulheres com sintomas (60%) do que homens (40%).
"A Unidade de Saúde Pública da ULSRL mantém o seguimento clínico dos casos identificados, estando em curso a investigação epidemiológica e a monitorização contínua da situação", pode ler-se na nota.
De recordar que, na sexta-feira, a praia da Nazaré foi interditada após uma falha técnica que originou uma descarga nos esgotos fluviais e maus cheiros.
"Por precaução, e até à receção dos resultados das análises à qualidade da água, e por decisão das autoridades competentes, a praia encontra-se interditada a banhos", referiu o município, em nota de imprensa.
Já ao final do dia de sábado, a Câmara Municipal da Nazaré revelou que, depois de uma visita realizada durante à tarde, "foi possível constatar que a água do mar se encontra atualmente límpida e transparente, sem sinais de constituintes orgânicos macroscópicos".
Citada no comunicado da autarquia, a Delegação de Saúde Regional do Centro deu conta de que face ao resultado da análise das águas, feita na sexta-feira, e face à "curva descendente" do recurso aos serviços de saúde por "utentes com sintomatologia gastrointestinal" foi levantada a interdição de banhos na praia.
Leia Também: Homem de 45 anos morre na praia dos Pescadores em Silves