Meteorologia

  • 14 NOVEMBRO 2019
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Bastonária desvaloriza decisão do tribunal e deixa farpas a Marta Temido

A bastonária Ana Rita Cavaco desvalorizou a declaração do tribunal que rejeitou a providência cautelar, uma vez que a sindicância já aconteceu.

Bastonária desvaloriza decisão do tribunal e deixa farpas a Marta Temido
Notícias ao Minuto

17:53 - 14/10/19 por Filipa Matias Pereira 

País Ordem dos Enfermeiros

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa julgou improcedente a providência cautelar interposta pela Ordem dos Enfermeiros contra o Ministério Saúde relativamente ao processo de sindicância. Em reação, Ana Rita Cavaco defende que não sabe a que "vitória" o gabinete de Marta Temida se refere.

bastonária da Ordem dos Enfermeiros justifica, em declarações ao Notícias ao Minuto, a expressão. Em causa está o facto de esta decisão "já não ter efeito prático" porque "a sindicância já aconteceu". É uma decisão "fora de tempo", acrescentou.

Para além disso, precisou Ana Rita Cavaco que esta decisão do tribunal refere-se apenas à providência cautelar, sendo que "o processo principal continua a decorrer". Saliente-se que a providência cautelar tem por finalidade assegurar, na máxima medida possível, a efetividade do direito ameaçado.

Nestas declarações, a bastonário vai mais longe e atreve-se a "tentar adivinhar" a oportunidade temporal desta decisão. "É que começa amanhã a campanha para eleger o próximo representante da Ordem dos Enfermeiros", cujas eleições estão agendadas para o dia 6 de novembro.

E, acrescenta, o que a ministra da Saúde pretende é "criar factos para distrair os enfermeiros das decisões que têm de tomar". Acontece que, avisou Ana Rita Cavaco, a classe "já está habituada a estas investidas e os enfermeiros não esquecem quem os chamou criminosos".

Em comunicado enviado às redações, o Ministério da Saúde defendeu que a sentença conhecida esta segunda-feira veio "confirmar a legitimidade da sindicância determinada pela Ministra da Saúde". 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório