Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Jovens "cansados" de inação dos politicos manifestam-se pelo clima

As lutas dos jovens em defesa do clima foram hoje aplaudidas pelo presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), que considera que os estudantes se "cansaram" da inação dos decisores políticos.

Jovens "cansados" de inação dos politicos manifestam-se pelo clima
Notícias ao Minuto

17:53 - 26/09/19 por Lusa

País Confap

Na véspera de mais uma greve climática estudantil, que se realiza esta sexta-feira em cerca de 170 países, o presidente da Confap, Jorge Ascensão, sublinhou que "as questões climáticas devem estar entre as preocupações de todos e não apenas dos jovens".

Em declarações à Lusa, Jorge Ascensão lembrou que os estudantes se aperceberam de que os discursos dos decisores políticos "estavam muitas vezes longe dos atos" numa matéria que põe em causa o futuro do planeta e da sobrevivência da espécie.

"O desespero e cansaço de verem pouca ação" levou os jovens a aderir ao protesto que nasceu no ano passado na sequência do movimento iniciado pela jovem ativista sueca Greta Thunberg.

Jorge Ascensão salientou que é "importante não deixar cair em esquecimento" os problemas ambientais com que a atual sociedade se depara e saudou a ação dos mais novos.

"Ainda bem que os jovens não desistem", disse à Lusa, lembrando que "o clima está a seguir um caminho catastrófico".

Milhões de pessoas têm saído à rua um pouco por todo o mundo para protestarem contra a inação dos políticos em questões ambientais e para exigir medidas em defesa do planeta, face às alterações climáticas.

Em Portugal estão anunciados protestos em cerca de 30 localidades, nas quais os jovens já disseram que iriam associar-se à Greve Climática Global.

O apelo dos jovens para uma greve geral, envolvendo todos os setores da sociedade, foi aceite por três organizações sindicais, que entregaram pré-avisos de greve: a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), o Sindicato de Todos os Professores (STOP) e o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social (STSSSS).

Outras estruturas sindicais não entregaram pré-aviso de greve, mas contactaram os jovens para manifestar apoio e estão a divulgar o manifesto com os motivos do protesto, disseram à agência Lusa fontes da organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório