Meteorologia

  • 29 MARçO 2020
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 19º

Edição

Cinco secadores de cabelo falham na segurança elétrica, alerta DECO

Associação de Defesa do Consumidor testou 15 aparelhos e cinco reprovaram na segurança.

Cinco secadores de cabelo falham na segurança elétrica, alerta DECO

A DECO testou 15 secadores de cabelo e, destes, cinco falharam na segurança devido a questões elétricas, alertou a Associação de Defesa do Consumidor. "Mais uma vez, detetámos modelos que não cumprem as normas de segurança elétrica e que não deveriam estar à venda", refere. 

Os cinco modelos que reprovaram na segurança elétrica são: AEG HT 5580QILIVE Q.5214 (896100)ROWENTA CV 5062FO PowerLine EliteTAURUS 900.381 Alize Evolution 2200TRISTAR HD-2402PR.

Os resultados dos testes já foram comunicados à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). "Esperamos que os fabricantes tomem a atitude correta e retirem das lojas os aparelhos com problemas", afirma a DECO, acrescentando que os consumidores que adquiriram estes modelos devem contactar o fabricante para pedir o reembolso ou a substituição do aparelho. 

Conheça os resultados da DECO sobre cada um dos modelos:

AEG HT 5580

"Detetámos dois problemas. Por um lado, o dispositivo de proteção térmica atuou de forma errada, algo não admissível pela norma. Por outro lado, a marca anuncia 2300 watts de potência, mas não chega aos 1900, ou seja, 18% a menos. Esta diferença é superior aos 10% permitidos pela norma. Como muitas pessoas escolhem o modelo em função da potência, foi mais um motivo para eliminarmos este aparelho."

QILIVE Q.5214 (896100)

"Falhou nas provas que avaliam a utilização anormal, ou seja, quando algum fator externo ou avaria afeta o funcionamento correto do aparelho, e na prova que avalia a resistência do cabo, este não aguentou e houve condutores que se partiram antes do final da prova. Assim que recebeu os resultados do teste, a Auchan informou-nos de que retirou o Qilive das lojas, para o analisar."

ROWENTA CV 5062FO PowerLine Elite

"Na prova que avalia a resistência do cabo, este não aguentou e houve condutores que se partiram antes do final da prova."

TAURUS 900.381 Alize Evolution 2200

"Falhou nas provas que avaliam a utilização anormal, ou seja, quando algum fator externo ou avaria afeta o funcionamento correto do aparelho, e na prova que avalia a resistência do cabo, este não aguentou e houve condutores que se partiram antes do final da prova."

TRISTAR HD-2402PR

"Fez disparar o disjuntor do quadro elétrico, quando simulámos a redução da velocidade da ventoinha. Esta reação não é admissível na norma de segurança elétrica."

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório