Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

"Pelo segundo ano", um touro morre no Sabugal. Queixa apresentada

A denúncia é feita pela associação ANIMAL que publicou um vídeo do momento nas redes sociais. AVISO: As imagens podem ferir a suscetibilidade de alguns leitores.

"Pelo segundo ano", um touro morre no Sabugal. Queixa apresentada
Notícias ao Minuto

22:05 - 13/08/19 por Ana Lemos

País Tauromaquia

As tradicionais capeias raianas da região do Sabugal voltam a estar este ano, e "pelo segundo consecutivo", envolvidas em polémicas. Aconteceu no último sábado, no Soito, quando numa investida do touro ao forcão - uma estrutura em madeira em forma de triângulo, onde vários homens se posicionam para enfrentar o animal - acabou com o animal caído na arena.

"Pelo segundo ano consecutivo (...) morre um touro no Soito, Sabugal, numa Capeia Raiana. Espantem-se, falamos de uma atividade registada como Património Cultural Imaterial no Inventário Nacional do Instituto dos Museus e da Conservação", contesta a ANIMAL na sua página na rede social Facebook.

Na mesma publicação a associação informa que "já se pôs em campo, passando todas as informações que tem à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e não só" porque, sustenta, "a tauromaquia não passa de um exercício de violência pura".

"Aficionados dirão 'acidentes acontecem', nós dizemos 'há acidentes que podem ser evitados' se atividades macabras de barbarização de animais não existirem", lê-se no post da ANIMAL que promete continuar a "denunciar situações destas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório