Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

PJ em ação na Galiza. Desmantelada rede que obteve 20 milhões em fundos

Foi desmantelada uma rede de empresas portuguesas e espanholas que é suspeita de obter mais de 20 milhões de euros em fundos de forma fraudulenta.

PJ em ação na Galiza. Desmantelada rede que obteve 20 milhões em fundos
Notícias ao Minuto

09:18 - 05/08/19 por Filipa Matias Pereira

País Polícia Judiciária

Uma rede de empresas portuguesas e espanholas é suspeita de ter obtido, de forma fraudulenta, mais de 20 milhões de euros procedentes de fundos comunitários afetos ao programa Portugal 2020. A rede foi desmantelada pela Polícia Judiciária em cooperação com a Guardia Civil espanhola.

Os investigadores acreditam que as sociedades envolvidas foram criadas com o único propósito de cometer fraudes. Revela o El País que as empresas sediadas na Galiza e em Portugal desenvolveram um circuito de faturação com vista à obtenção dos referidos fundos. Para tal, as empresas espanholas, algumas das quais administradas por cidadãos portugueses, emitiam faturas falsas para empresas portuguesas.

No total, dez pessoas estão a ser investigadas por crimes fiscais depois de terem sido levadas a cabo quatro buscas em Pontevedra, onde os inspetores conseguiram apreender documentos relativos a saldos e extratos bancários, declarações fiscais e comprovativos de pagamento que podem ser elementos decisivos para esclarecer a alegada fraude.

A alegado crime terá sido descoberto após uma ordem de investigação europeia, de acordo com a qual a investigação relativa ao caso começou em Portugal. As autoridades conseguiram detetar a ligação de empresas portuguesas a entidades sediadas no sul da Galiza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório