Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Secretário de Estado reage a polémica que envolve o filho e não se demite

José Artur Neves defende que não teve "qualquer influência nem estabeleceu qualquer contacto".

Secretário de Estado reage a polémica que envolve o filho e não se demite
Notícias ao Minuto

13:23 - 30/07/19 por Filipa Matias Pereira

País José Artur Neves

Confrontado com o facto de o seu filho ter uma participação numa empresa que celebrou três contratos com o Estado já depois de ter assumido funções no Governo, o secretário de Estado da Proteção Civil reagiu.

Em comunicado enviado às redações, José Artur Neves esclarece que o filho, "sendo engenheiro, exerce a sua profissão no setor privado e a empresa para a qual trabalha, e onde detém uma participação minoritária, celebrou três contratos para a realização de empreitadas com a Universidade do Porto (um concurso público e um ajuste direto) e com o Município de Vila Franca de Xira (um concurso público)".

Defende o governante que não teve "qualquer participação na referida empresa nem intervenção na sua atividade". José Artur Neves nega ainda ter tido "qualquer influência" ou "qualquer contacto" ou que o filho tenha alguma vez invocado "o seu grau de parentesco, de que pudesse resultar qualquer expectativa de favorecimento pessoal".

Na reação, o secretário de Estado reforça que as "entidades públicas contratantes são totalmente independentes do Governo, designadamente na decisão de contratar".

Aproveita José Artur Neves para lamentar "a utilização de questões relativas à situação profissional de um familiar", às quais é "totalmente alheio, e que nada têm a ver com o escrutínio público da atividade como secretário de Estado".

A polémica foi espoletada na sequência da notícia avançada pelo jornal online Observador. Segundo o jornal, a situação deveria determinar a demissão de José Artur Neves, numa altura em que a Secretaria de Estado está envolvida na polémica relacionada com os 'kits' de proteção contra incêndios no âmbito do programa 'Aldeia Segura, Pessoas Seguras' que já levou à demissão do seu adjunto Francisco Ferreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório