Meteorologia

  • 24 JUNHO 2021
Tempo
27º
MIN 15º MÁX 32º

Edição

Governo reitera "desejo" de acordo de Brexit para salvaguardar emigrantes

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, reiterou hoje o "desejo" de que a saída do Reino Unido da União Europeia aconteça com acordo e salvaguarda dos direitos dos cidadãos nacionais residentes no país.

Governo reitera "desejo" de acordo de Brexit para salvaguardar emigrantes

"Temos por princípio não comentar as opções políticas no interior de cada país, mas o nosso desejo é que qualquer saída seja precedida de um acordo", afirmou o governante no Fórum Madeira Global 2019, uma reunião de representantes das comunidades madeirenses que decorre até quinta-feira no Funchal.

José Luís Carneiro sublinhou que o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia deve salvaguardar os "direitos fundamentais" dos cidadãos e das empresas portuguesas estabelecidas naquele país e vice-versa.

No dia em que o novo primeiro-ministro britânico Boris Johnson toma posse, o secretário de Estado das comunidades recordou que já foram formalizados cerca de 81 mil pedidos de obtenção do estatuto de residente no Reino Unido e, por outro lado, a Linha Brexit, em funcionamento desde abril, que já deu apoio a mais de 25 mil cidadãos portugueses naquele país.

"Significa que os cidadãos portugueses interiorizaram a importância de cumprirem a primeira prioridade cidadã, ou seja, de solicitarem o estatuto de residente no Reino Unido, porque é esse estatuto que permitirá a obtenção dos direitos sociais fundamentais", disse.

As instituições britânicas referem que cerca de 235 mil portugueses estão inscritos na segurança social do Reino Unido, mas as autoridades nacionais estimam que a comunidade atinja as 400 mil pessoas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório