Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

MAC sem anestesistas. Ministra espera que "problema seja resolvido"

Responsável pela pasta da Saúde garante que Governo não vai "desistir de resolver as falhas e de dotar a Maternidade Alfredo da Costa (MAC) de um quadro permanente de anestesistas".

MAC sem anestesistas. Ministra espera que "problema seja resolvido"
Notícias ao Minuto

11:56 - 15/07/19 por Melissa Lopes

País Marta Temido

A ministra da Saúde disse esta segunda-feira que o Conselho de Administração da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, tem hoje “várias diligências” que poderiam “terminar no final do dia com o problema” da falta de anestesistas resolvido.

“Sabemos que hoje havia, de facto, dificuldades com a programação de cirurgias em função de ainda não estar assegurada a escala de prestação de serviços de anestesiologia na MAC. Mas também sabemos que o Conselho de Administração tinha hoje várias diligências que poderiam terminar no final do dia com esse problema resolvido”, afirmou em declarações aos jornalistas, à margem da inauguração de uma unidade de saúde na Sertã.

Marta Temido disse desejar que aquilo que foi noticiado – o cancelamento de cirurgias programadas na MAC por falta de anestesistas - “seja resolvido ou, pelo menos, atenuado”.

“Sendo certo que sabemos que estamos num período crítico, que estas situações na MAC são recorrentes, que elas têm na origem um desmantelamento do quadro de anestesistas da MAC”, ressalvou a governante, recordando que esta maternidade tem vivido de prestadores de serviços, o que torna as escalas “mais difíceis" em períodos como o verão e o Natal. 

“Não vamos desistir de resolver as falhas e de dotar a MAC de um quadro permanente de anestesistas e, por último, de rever toda a assistência ginecológica-obstreta na cidade de Lisboa”, garantiu por fim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório