Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Hells Angels. 89 elementos acusados de homicídio, violência e tráfico

O Ministério Público deduziu, esta quarta-feira, acusação contra 89 elementos dos Hells Angels.

Hells Angels. 89 elementos acusados de homicídio, violência e tráfico
Notícias ao Minuto

16:44 - 11/07/19 por Filipa Matias Pereira

País Hells Angels

O Ministério Público deduziu, esta quarta-feira, acusação contra 89 elementos dos Hells Angels. Aos arguidos é imputada a prática de crimes de associação criminosa, homicídio qualificado, na forma tentada, ofensa à integridade física qualificada, extorsão qualificada, dano qualificado com violência, roubo, tráfico de estupefacientes, detenção de armas e munições proibidas, bem como consumo de estupefacientes. 

Em comunicado enviado às redações, a Procuradoria-Geral da República esclarece que, no dia 24 de março de 2018, "os arguidos dirigiram-se a um estabelecimento de restauração em Loures, munidos de facas, machados, bastões e outros objetos perfurantes" e "tentaram matar quatro ofendidos e feriram gravemente seis outros". 

Para além disso, os arguidos estão acusados de terem destruído o estabelecimento e causado estragos no valor de, pelo menos, 14.450 euros. 

Ainda de acordo com a acusação do Ministério Público, outros dois ofendidos ficaram sem os seus motociclos, capacetes e viseiras. Foram "desapossados pela força e com receio de que algo de mal lhes pudesse vir a acontecer". 

Simultaneamente, alega o Ministério Público, de acordo com a investigação realizada pela Polícia Judiciária, no dia 11 de junho de 2018 os arguidos "agrediram um dos ofendidos com um 'boxer' e pontapés na cara, na cabeça, no tronco, nos braços e nas pernas". Depois, ainda lhes roubaram os bens pessoais. 

Foram posteriormente realizadas buscas que culminaram na apreensão de armas, dinheiro e estupefacientes. 

Dos 89 arguidos acusados, 37 encontram-se em prisão preventiva, cinco estão sujeitos à medida de coação de obrigação de permanência na habitação com vigilância eletrónica e dois encontram-se detidos na Alemanha, a aguardar extradição para Portugal. Os restantes estão obrigados a apresentações periódicas, proibição e imposição de condutas, para além da medida de coação de termo de identidade e residência. 

Refira-se que a presença do grupo motard em Portugal é conhecida desde 2002. O grupo tem em Portugal cinco motoclubes, nomeadamente em Lisboa, Cascais, Margem Sul, Porto e Algarve, e acredita-se que a sua expressão tem ganhado projeção em território nacional ao longo dos últimos tempos.

No ano passado, recorde-se, a Polícia Judiciária acreditava estar iminente um ataque na Concentração Motard de Faro, que terá sido evitado com uma operação levada a cabo pela força de segurança e que resultou na detenção de 56 elementos do Hells Angels

Na próxima semana, aliás, é altura de os motards rumarem ao sul do país. A 38.ª Concentração de Faro tem início a 18 de julho e estende-se até dia 21. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório