Meteorologia

  • 20 JUNHO 2021
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 22º

Edição

Mogadouro compra aparelhos de georreferenciação com valor de prémio

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro disse hoje que o montante do prémio Maria José Nogueira Pinto atribuído à instituição será aplicado em "30 ou 40 aparelhos" de georreferenciação destinados a pessoas portadoras de demência.

Mogadouro compra aparelhos de georreferenciação com valor de prémio
Notícias ao Minuto

16:47 - 04/07/19 por Lusa

País Provedor

"Este montante na ordem dos 10 mil euros vai apoiar a aquisição de 30 ou 40 aparelhos de georreferenciação que serão distribuídos pelos utentes portadores de demência incluídos no Projeto de Apoio Domiciliário (PADD), promovido pela instituição", vincou à Lusa João Henriques.

Estes aparelhos, dos quais ainda não é conhecido o seu modelo, permitem uma localização "em tempo útil e com exatidão dos utentes portador de demência".

"Os doentes por vezes desligam das suas rotinas e com esta inovação será possível dar-lhe mais autonomia, já que a equipa multidisciplinar que cuida de cada um dos casos sabe exatamente onde os utentes estão", concretizou o provedor.

Os profissionais de saúde que integram o PADD já tratam mais de 70 doentes portadores de demência, "havendo muitas mais pessoas referenciadas por parte desta equipa multidisciplinar que inclui uma neurologista, uma psicóloga e serviço de enfermagem".

O provedor destacou ainda o número de quilómetros percorridos em todo o concelho pela equipa do PADD, o que, em seu entender, se pode traduzir numa poupança de recursos, já que os doentes não têm de se deslocar aos hospitais centrais ou regionais para obter ajuda especializada nesta doença.

No PADD foram investidos cerca de 140 mil euros provenientes do Programa Operacional de Inclusão Social e mais 60 mil euros de um investidor social que é o município de Mogadouro.

O projeto da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro que tenta evitar a institucionalização dos doentes e quer investir num programa de geolocalização destas pessoas venceu o Prémio Maria José Nogueira Pinto.

O prémio, atribuído por uma farmacêutica ao PADD, pretende homenagear Maria José Nogueira Pinto, que, além da atividade política e parlamentar, foi também provedora da Santa Casa da Misericórdia.

Este ano concorreram 107 projetos e nos últimos seis anos recebeu mais de 550 candidaturas, tendo distinguido 25 projetos em diversas áreas e de diferentes pontos do país.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório