Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Ruben de Carvalho: Velório na câmara de Lisboa, com Marcelo e Trovante

Centenas de pessoas, do Presidente da República aos Trovante, prestaram hoje, nos Paços do Concelho, em Lisboa, homenagem ao histórico comunista Ruben de Carvalho, que morreu na terça-feira, aos 74 anos.

Ruben de Carvalho: Velório na câmara de Lisboa, com Marcelo e Trovante
Notícias ao Minuto

19:32 - 15/06/19 por Lusa

País Óbito

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recordou "o legado" que deixa, de "cultura, de democracia, de liberdade, de tolerância, de abertura, de capacidade para se dar aos outros e para compreender e ouvir os outros, e, nesse sentido, fazendo um Portugal melhor".

O velório do ex-vereador da Câmara de Lisboa começou cerca das 17:30, sucedendo-se as pessoas, militantes e dirigentes comunistas, líderes de outros partidos, como Catarina Martins, do BE, o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, a título pessoal, mas também os três músicos fundadores dos Trovante -- Luís Represas, João Gil e Manuel Faria.

O funeral realiza-se no domingo à tarde no cemitério do Alto de São João, em Lisboa, e caberá ao secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, fazer a evocação do ex-deputado e organizador da Festa do Avante!, desde a sua primeira edição, em 1976.

Ruben de Carvalho era responsável na Câmara Municipal de Lisboa pelo Roteiro do Antifascismo, membro do Comité Central do PCP e fazia parte da organização da Festa do Avante! desde o seu início, em 1976.

Jornalista de profissão, Ruben de Carvalho foi também chefe de redação do semanário Avante!, órgão central do PCP, entre abril de 1974 e 1995, chefe de redação da revista Vida Mundial e redator coordenador do jornal O Século.

Foi membro das "comissões juvenis de apoio" à candidatura do general Humberto Delgado, chefe de gabinete do ministro Sem Pasta, Francisco Pereira de Moura, no I Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tinha 74 anos e era o único membro no atual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas cadeias da PIDE durante o Estado Novo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório