Meteorologia

  • 20 JUNHO 2019
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 20º

Edição

Especulação e carne apreendida nos 'hipers' durante fiscalização da ASAE

Foram instaurados dois processos-crime por especulação de preços e usurpação e 34 processos de contraordenação por, entre outros, incumprimento dos requisitos de higiene.

Especulação e carne apreendida nos 'hipers' durante fiscalização da ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou mais de 300 super e hipermercados em todo o país, tendo instaurado dois processos-crime por especulação de preços e usurpação e 34 processos de contraordenação.

Das irregularidades encontradas, a ASAE destaca como “principais infrações o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a falta de controlo metrológico em instrumentos de pesagem, a falta de preços em bens, o desrespeito das regras relativas à afixação de preços, a falta de indicações específicas de rotulagem, entre outras”.

Em comunicado, a ASAE faz saber que a ação de fiscalização culminou com a apreensão de 1,2 toneladas de frutos secos “por falta de requisitos” e cerca de 200 quilos de géneros alimentícios onde se incluem “produtos cárneos, frutos frescos, entre outros, bem como 23 instrumentos de pesagem, num valor total aproximado de 19 mil euros”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório