Ministro "repudia" cartazes xenófobos na faculdade de Direito de Lisboa

Imagens dos cartazes colocados no edifício da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa começaram a circular, esta segunda-feira, nas redes sociais e logo geraram controvérsia.

Notícia

© Twitter

Patrícia Martins Carvalho
30/04/2019 16:36 ‧ 30/04/2019 por Patrícia Martins Carvalho

País

Reação

A campanha eleitoral para a Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa está a ser notícia e não pelas melhores razões.

Isto porque, tal como denunciou ontem uma estudante brasileira, foram colocados cartazes com conteúdo xenófobo no interior do edifício universitário.

“Grátis se for para atirar a um ‘zuca’ (que passou à frente no mestrado)”, lia-se num cartaz que se encontrava junto a uma caixa de madeira que continha pedras no seu interior.

Face à polémica, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) emitiu, esta terça-feira, um comunicado “repudiando veemente os acontecimentos” em causa.

E, nesta senda, informa que “assim que teve conhecimento da situação contactou o reitor da Universidade de Lisboa, solicitando esclarecimentos, e o embaixador do Brasil em Portugal”.

Frisando que “Portugal se pauta por ser um país de acolhimento e de integração”, o ministro Manuel Heitor garante que tem “combatido manifestações de abuso, humilhação e subserviência no espaço público ou dentro das instituições”.

“É neste contexto que o MCTES encara com grande repúdio os comportamentos registados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa”, acrescenta o governante.

Por sua parte, a reitoria da universidade emitiu um comunicado no qual é garantido que "não serão toleradas quaisquer ações ofensivas relativamente a alunos da Faculdade".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas