Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Revolução dos Cravos: 15 frases de uma sessão solene com nove discursos

Seleção de frases da sessão solene do 45.º aniversário do 25 de Abril, hoje, na Assembleia das República, em Lisboa.

Revolução dos Cravos: 15 frases de uma sessão solene com nove discursos
Notícias ao Minuto

16:00 - 25/04/19 por Lusa

País 25 de Abril

"Mais ambição no Portugal pós-colonial, mais ambição na democracia, mais ambição na demografia, mais ambição na coesão, mais ambição na era digital e mais ambição na antecipação do futuro do emprego e do trabalho. Parece um programa impossível? Talvez. Mas a história faz-se sempre de programas, de ideias impossíveis. Portugal é uma impossibilidade com quase 900 anos. Porque haveríamos de ser nós a não acreditar em Portugal?"

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

"Não se conte com eles [jovens] para passadas ou futuras clausuras, fronteiras, prisões, interditos de circular e fazer circular pessoas, ideias e projetos de vida"

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

"O que querem os jovens? Os regimes têm que saber responder aos desafios do presente e dos futuros"

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

"[Marcelo Rebelo de Sousa] tem sido uma muralha simbólica contra o crescimento do populismo, pelo papel decisivo e essencial que tem assumido durante a sua Presidência da República".

Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República

"Em ano eleitoral deixo um apelo aos líderes políticos e parlamentares: que sejam capazes de travar um debate franco e leal, baseado em alternativas políticas claras. A política democrática é essencialmente isso: um confronto tolerante entre interesses sociais e programas políticos conflituantes"

Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República

"Não gostaríamos de voltar a ver Portugal sujeito a ajuda financeira externa, tal como sucedeu em 2011. Toda a 'ciência governativa' se resumiu ao exercício de uma gestão corrente adequada aos interesses de uma agenda tática, por forma a garantir a sobrevivência da coligação parlamentar. Compreende-se, mas é contraproducente"

Pedro Roque, deputado do PSD

"Os portugueses repudiarão qualquer Governo que ouse administrar a 'coisa pública' fazendo uso daquilo que pertence a todos como se se tratasse de uma propriedade de qualquer partido. Rejeitamos que critérios 'clubístico-partidários' ou de nepotismo se sobreponham ao mérito e ao interesse coletivo"

Pedro Roque, deputado do PSD

"Quando olhamos, porém, as incertezas e disfunções do nosso tempo e nos confrontámos com aliciamentos e receituários que se fazem atrativos, que trocam os medos pela intolerância, pela mentira e pelo apoucamento dos políticos e das instituições democráticas - com o propósito inconfessado não de as reformar, mas de as suprimir -, será um erro desvalorizarmos esses perigos para as democracias"

Carlos César, líder parlamentar do PS

"O Serviço Nacional de Saúde pode voltar a andar de cravo ao peito, como Arnaut o sonhou, ou manterá a porta aberta para o negócio dos privados, em cedência à pressão presidencial?"

Jorge Falcato, deputado do BE

"A novidade dos dias que correm é que Abril fica mais vivo com todas estas lutas porque este é o verdadeiro espírito que estes cravos carregam - a vontade de um povo que se agigantou nas adversidades e que se junta agora por novas conquistas"

Jorge Falcato, deputado do BE

"A promiscuidade com o poder, seja de âmbito económico, partidário ou familiar, é incompatível com a dignidade democrática e atraiçoa Abril"

Filipe Anacoreta Correia, deputado do CDS-PP

"O que precisamos ainda de ver, para ouvir um pedido de desculpas -- por parte de um governo, um partido ou um regime -- pelo escândalo do que foi tirado aos portugueses em compadrios políticos e económicos que destruíram riqueza e atiraram empresas como a CGD, o BES ou a PT para perdas que todos suportamos"

Filipe Anacoreta Correia, deputado do CDS-PP

"Num país fustigado por mais de quatro décadas de política de direita, com especial brutalidade durante o período da política dos PEC e do Pacto de Agressão, foi preciso lutar muito para derrotar os planos daqueles que, a partir dos grupos económicos e do Governo PSD/CDS-PP, pretendiam eternizar a política de cortes de direitos, agravamento da exploração e empobrecimento"

Heloísa Apolónia, deputada do PEV

"É preciso ir mais longe. Todas as medidas tomadas são certamente pequenos passos, tendo em conta a dimensão dos problemas do povo e do país"

Heloísa Apolónia, deputada do PEV

"Vivemos a crédito, a bancarrota ambiental está anunciada e quem tem poderes de supervisão e de intervenção continua em modo negligente"

André Silva, deputado do PAN

Recomendados para si

;
Campo obrigatório