Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Portugueses em Lyon mostram interesse em voltar ao país

Portugueses radicados na região francesa de Lyon manifestaram hoje interesse no programa de regresso ao país, disse o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Portugueses em Lyon mostram interesse em voltar ao país
Notícias ao Minuto

22:56 - 04/04/19 por Lusa

País José Luís Carneiro

O secretário de Estado português esteve em Lyon para a iniciativa "Diálogos com as Comunidades", um evento destinado à comunidade portuguesa que visa promover os serviços consulares e as mais recentes decisões nacionais que têm em vista os portugueses que vivem fora do país.

Segundo José Luís Carneiro, vários presentes mostraram interesse no Programa Regressar, que pretende atrair portugueses que tenham emigrado a regressar ao país.

"Há um tema que foi objeto de perguntas, que foi o programa de regresso dos emigrantes a Portugal e que apoios estão previstos", afirmou o secretário de Estado em declarações à agência Lusa.

Além da comparticipação de uma parte dos custos da reinstalação em Portugal e da facilitação do reconhecimento de diplomas escolares e académicos, José Luís Carneiro apontou ainda as oportunidades de investimento, especialmente "nos territórios de menos densidade populacional", e as vantagens a nível fiscal, já aprovadas no Orçamento do Estado.

O secretário de Estado adiantou ter anunciado à comunidade em Lyon a "aceitação dos documentos de registo civil em francês, espanhol e inglês" no consulado, assim como o reforço das permanências consulares na região e o alargamento a Lyon da experiência Consulado em Casa, que "permite que cerca de 30 serviços consulares sejam tratados a partir da casa dos cidadãos".

José Luís Carneiro afirmou ainda que, em relação à retirada do português como língua estrangeira para terminar o liceu em França, uma mudança que já levou as associações de professores de português no país a falarem de "discriminação" contra a língua portuguesa, as autoridades nacionais estão a mostrar ao Governo francês a importância estratégica da língua de Camões.

"A língua portuguesa é uma língua estratégica para a França e está a ser objeto de diálogo entre o Ministério da Educação e o Ministério dos Negócios Estrangeiros franceses e os seus homólogos portugueses", concluiu o secretário de Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório