Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Relatório do TdC não pôe em causa "elevada qualidade das escolas"

As conclusões do Tribunal de Contas às escolas com autonomia "não colocam em causa a elevada qualidade das escolas" nem as melhorias académicas dos alunos, defendeu a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

Relatório do TdC não pôe em causa "elevada qualidade das escolas"
Notícias ao Minuto

11:32 - 14/03/19 por Lusa

País Diretores

A auditoria do TdC divulgada hoje revelou que as escolas com contratos de autonomia cumprem menos de 40% dos objetivos definidos e que "o sistema de controlo é ineficaz".

O presidente da ANDAEP, Filinto Lima, saudou a avaliação externa levada a cabo pelo TdC, sublinhando que os resultados da auditoria "não colocam em causa a elevada qualidade da escola pública nem as melhorias no sucesso académico alcançado pelos alunos ao longo dos últimos anos e reconhecido internacionalmente".

A redução do abandono escolar e o aumento do sucesso académico são dois dos principais objetivos do projeto de autonomia das escolas iniciado em 2007 e que envolve atualmente cerca de um quarto das escolas e agrupamentos escolares do país.

Só 32% dos objetivos estabelecidos para o sucesso escolar foram atingidos e 64% das metas propostas para o abandono escolar, segundo os resultados da auditoria que analisou 30 contratos com uma execução global de 36% dos objetivos.

Em declarações à Lusa, Filinto Lima apresentou várias razões para os baixos resultados obtidos: As escolas estabeleceram objetivos muito ambiciosos com metas difíceis de atingir e tinham espectativas muito elevadas.

O TdC recomendou ao Ministro da Educação que equacione a manutenção do programa de autonomia ou, "caso entenda manter o atual modelo", sugeriu que pondere rever o regime jurídico de forma a tornar estes instrumentos eficazes.

Filinto Lima também defendeu que este é "o momento certo para equacionar se faz sentido manter estes contratos".

O representante dos diretores escolares lembra que este programa deu "pouca autonomia às escolas porque, apesar de poderem estabelecer metas, os contratos eram muito formatados e muito semelhantes entre si".

Entretanto, a atual equipa liderada por Tiago Brandão Rodrigues lançou o Programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular que, segundo Filinto Lima, já permite às escolas liberdade para fazer diferente.

"Fará sentido coexistirem dois programas? E fará sentido manter-se um programa que na realidade não dá assim tanta autonomia?", questionou, sublinhando que os diretores escolares estão dispostos para iniciar um debate nacional sobre a matéria.

Em declarações à Lusa, o gabinete de comunicação do Ministério da Educação disse que ia ponderar as recomendações do TdC e admitiu que já tinha identificado algumas questões relacionadas com avaliação do atual modelo.

O Ministério da Educação disse que "as recomendações do relatório serão ponderadas, como são todas as emitidas pelo Tribunal de Contas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório