Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

Morreu o historiador madeirense Alberto Vieira

O historiador Alberto Vieira, coordenador do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), na Madeira, morreu na segunda-feira, vítima de um enfarte, confirmou hoje à Lusa fonte do centro de estudos.

Morreu o historiador madeirense Alberto Vieira
Notícias ao Minuto

14:34 - 26/02/19 por Lusa

País Óbito

A notícia do óbito do historiador Alberto Vieira foi avançada pelo Jornal da Madeira. Tinha 62 anos.

Alberto Vieira nasceu em 1956 no concelho de São Vicente (Madeira) e era licenciado em História pela Universidade de Letras de Lisboa, doutor em História (nas áreas dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa) e membro da Academia Portuguesa de História.

Desenvolveu trabalhos de investigação, no domínio da História, sobre o meio ambiente e a ecologia, a ciência, a tecnologia, as ilhas, a autonomia, a escravatura, o vinho, o açúcar e as instituições financeiras.

O historiador coordenava projetos e estudos sobre História Oral/Autobiográfica, nomeadamente 'Memórias das gentes que fazem História', 'Nona Ilha - As mobilidades madeirenses' e 'Autonomia, memórias e testemunhos'.

No seu currículo consta ainda a coordenação do projeto de investigação das finanças públicas da Madeira 'O Deve e o Haver das Finanças da Madeira, nos séculos XV a XXI'.

Este documento resultou de um levantamento ao longo de mais de 15 anos e foi apresentado em 2014 pelo então presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório