Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Ordem diz que agressão a médico é o "espelho da insegurança" no SNS

A Ordem dos Médicos lamentou hoje a agressão, com uma arma branca, contra um cirurgião no hospital de Peniche, considerando que é um "espelho da situação de insegurança" que se vive no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Ordem diz que agressão a médico é o "espelho da insegurança" no SNS
Notícias ao Minuto

21:34 - 25/02/19 por Lusa

País Peniche

"Este caso é o espelho da grave situação de insegurança que se vive no SNS e de um clima de conflitualidade institucional que infelizmente é alimentado pela própria tutela e que não dignifica nem beneficia ninguém", afirma Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos.

Segundo informa a Ordem dos Médicos, o cirurgião do Centro Hospitalar do Oeste que estava a operar no Hospital de Peniche foi esfaqueado por um utente, que entrou na sala onde decorria a intervenção.

A presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste, Elsa Banza, explicou que o médico, de 60 anos, foi alvo de "três facadas na zona das nádegas" e foi transportado, "com ferimentos superficiais", para a urgência de Caldas da Rainha, onde se encontra internado, mas está "estável e não está em risco de vida".

O Centro Hospitalar do Oeste comunicou o crime à PSP, que deteve o suspeito ainda nas instalações hospitalares.

De acordo com a administradora, trata-se de um doente com "patologia psiquiátrica" que recorre com frequência ao hospital de Peniche, onde conhece os profissionais de saúde e as instalações.

O bastonário da Ordem dos Médicos acrescenta que o aumento de casos de agressão contra profissionais de saúde é o "espelho do desinvestimento do Governo no SNS" e da insistência numa política que "cria ambientes de tensão que prejudicam profissionais e utentes".

"Os médicos estão a ser obrigados a cumprir horários desumanos e a dar resposta a um número de doentes que está muito para lá do aceitável e que os coloca em situações de sofrimento ético, com prejuízo para a qualidade e a segurança clínica", frisa Miguel Guimarães.

O bastonário recorda que os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde, referentes a 2018, revelam que no ano passado foram notificados mais de 950 casos de incidentes de violência contra profissionais de saúde, com 2018 a ser ano com mais situações reportadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório