Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Presidente da República lamenta morte de jornalista fundador do Público

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte de José Queirós, jornalista fundador do jornal Público, ao qual estava ligado por laços de amizade desde os tempos do Expresso.

Presidente da República lamenta morte de jornalista fundador do Público
Notícias ao Minuto

18:04 - 15/02/19 por Lusa

País Marcelo

Numa mensagem publicada hoje no site oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa endereçou "os mais sentidos pêsames" à família de José Queirós, cuja carreira com mais de 30 anos começou no jornal "O Primeiro de Janeiro".

Na nota, o jornalista que morreu hoje aos 67 anos de idade, é lembrado como alguém apaixonado pela profissão, culto, rigoroso nos valores e amigo do seu amigo.

O jornalista José Queirós nasceu no Porto, em 1951, e foi um membro particularmente ativo na conceção e do jornal Público, tendo integrado, em 1990, a direção fundadora do diário e assumindo, nos primeiros anos do diário, a responsabilidade do caderno Local Porto.

Voltaria a assumir um cargo de direção (diretor-adjunto) no fim da década de 90, sempre a partir do Porto, onde se estreou como estagiário no diário O Primeiro de Janeiro, em 1977.

Na década de 80, José Queirós foi responsável por organizar a delegação do Porto do jornal Expresso.

Em 2002, Queirós integrou, como chefe de redação, o Jornal de Notícias, de onde saiu em 2008.

Dois anos mais tarde, regressaria ao Público como provedor do leitor, "de longe o mais consensual e o melhor", segundo descreveu à Lusa o atual diretor do jornal, Manuel Carvalho.

"Expunha as falhas com uma clareza que nenhum jornalista tinha capacidade de rebater", observou.

Na sua última crónica como Provedor do Leitor, a 24 de fevereiro de 2012, defendia que devia "ser atribuída ao jornalismo de investigação uma prioridade editorial", especificando estar a referir-se a um "trabalho de investigação original, independente, minucioso, eticamente sustentado e determinado pelo interesse público".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório