Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Greenfest volta ao Estoril para defender economia de partilha

O Greenfest volta ao Estoril, a partir de quinta-feira, para promover a sustentabilidade e defender a economia de partilha, uma forma de chegar à eficiência e à poupança dos recursos naturais, como a água. Hoje à noite terá lugar um concerto gratuito dos Mad Called Honey.

Greenfest volta ao Estoril para defender economia de partilha
Notícias ao Minuto

15:38 - 02/10/13 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Sustentabilidade

Durante quatro dias, o Greenfest apresenta várias iniciativas, entre conferências, workshops, seminários, tertúlias, mostras, teatro ou música para todas as idades, principalmente famílias, empresas, autarquias, associações, com acessos grátis.

"Este ano destacamos o facto de ser o Ano Internacional da Água, a cidadania europeia ativa, a arquitetura portuguesa, mas o grande tema da 6.ª edição é a economia da partilha, uma economia colaborativa, conceito que cada vez fará mais parte do nosso vocabulário, da gestão e social", disse hoje à agência Lusa o mentor do festival Pedro Norton de Matos.

Os jovens são um grupo que recebe atenção especial dos organizadores do Greenfest e há conteúdos específicos para universitários e escolas secundárias, quinta e sexta-feira estão previstas visitas de cerca de mil alunos de várias escolas.

Acerca do tema água, destacou que "o planeta terra até podia chamar-se planeta água porque dois terços do planeta são água".

Várias ações de sensibilização dos visitantes centram-se na constatação de que, se dois terços do planeta são água e cerca de dois terços da população mundial não têm acesso a água potável, "algo nesta equação não joga", referiu o mentor do festival.

Um exemplo é o lançamento do concurso "Pensar a Água" com o objetivo de encontrar ideias a transformar em soluções para diminuir o desperdício de água, que resultou de uma parceria com a Accenture, a EDP e a Fundação Calouste Gulbenkian e se destina a dois grupos: alunos do ensino secundário e estudantes do ensino superior ou empresas.

O Greenfest é uma oportunidade de fazer um alerta. "É um grande desafio para uma gestão melhor dos recursos e a economia da partilha tem associado o componente da eficiência e da poupança", segundo Pedro Norton de Matos.

"Partilhando meios e recursos faremos uma melhor utilização dos recursos do planeta, seja energia, água ou bens materiais. A partilha traduz-se numa melhor eficiência económica", resumiu Pedro Norton de Matos.

Entre os parceiros e colaboradores do festival estão entidades e empresas que, realçou, têm cada vez mais políticas de sustentabilidade até porque o consumidor está cada vez mais bem informado e exige que os produtos, serviços e marcas sejam congruentes com uma política de sustentabilidade, em termos de ambiente e sociais.

Um dos debates do Greenfest tem como tema "Planeta saudável: a herança para o futuro” e vai refletir sobre as alterações climáticas, o desperdício de água e a eficiência energética.

Este ano o Greenfest vai ter uma mini quinta pedagógica biológica, com as suas atividades características para apresentar aos mais novos, da criação de uma sementeira, à rega, passando pelas hortas e pela construção de um vulcão de água.

Após a sua actuação no Festival Optimus Alive 2013, também os Mad Called Honey se associam ao GreenFest, e, “num espirito de cooperação vão oferecer um concerto hoje, pelas 20h horas, no palco Fiartil, com entrada livre”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório