Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Associações juntas contra "linchamento" de ministra. Já há petição

A nova ministra da Cultura tem sido alvo de duras críticas, em particular de grupos de aficionados. Depois de uma petição a pedir a demissão da ministra, surge agora uma de apoio a Graça Fonseca.

Associações juntas contra "linchamento" de ministra. Já há petição
Notícias ao Minuto

17:45 - 04/11/18 por Pedro Filipe Pina

País Tauromaquia

A descida no IVA para espectáculos culturais vai excluir os espectáculos de tauromaquia.

Já havia críticas ao Governo entre aficionados de touradas mas uma frase da ministra, Graça Fonseca, em debate parlamentar, elevou o tom de debate. Questionada sobre a matéria, a ministra justificou que na benesse de descida de IVA não estava em causa o gosto mas uma questão de civilização.

Em comunicado, a associação ANIMAL solidariza-se agora com a ministra contra o que descreve como um "linchamento". Recorde-se que além de uma petição a pedir a demissão da ministra houve críticas públicas, incluindo do histórico socialista Manuel Alegre, que sugeriu que "é este tipo de intolerâncias que cria Bolsonaros".

Para a ANIMAL, estamos perante "uma onda de ataques absolutamente desproporcionada".

"O 'linchamento' que a Ministra está a sofrer por parte de vários grupos de aficionados das touradas, onde se incluem algumas figuras públicas, como é o caso do poeta Manuel Alegre, é aviltante", lê-se no comunicado.

Para Rita Silva, Presidente da ANIMAL, "Manuel Alegre chegou ao extremo de dizer, e passo a citar, que 'é este tipo de intolerâncias que cria Bolsonaros'. Ora, este tipo de afirmação, além de descabido, é grave. Aquilo que cria Bolsonaros é a apologia e a normalização da violência. A tauromaquia não passa de um exercício de violência que já deveria ter acabado há muito", defende.

A ANIMAL, acrescentou ainda, "solidariza-se com a senhora Ministra, e, na verdade, agradece a sua coragem. Nos últimos anos a pasta da Cultura esteve entregue a aficionados, cuja paixão pessoal por tal bárbara atividade levou à falta de avanço nesta questão".

A mesma organização dá conta de uma onda contrária, de apoio à ministra, que terá implicado já "largas centenas de e-mails" que "já chegaram à ministra e muitos mais continuarão a chegar".

Entretanto, o Movimento Movido a 4 Patas criou uma petição pública em apoio à ministra da Cultura, para fazer oposição àquela que foi criada para pedir a sua demissão. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório