Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Queda de árvores, apagões e desalojados. O rasto da passagem de Leslie

Os resultados da passagem da tempestade pós-tropical Leslie foi sentido sobretudo nos distritos de Lisboa, Leiria e Coimbra.

Notícias ao Minuto

08:35 - 14/10/18 por Sara Gouveia

País Mau tempo

Queda de árvores, danos na via pública, casas e ruas sem eletricidade, desalojados, estradas cortadas e voos cancelados - este foi o rasto que ficou à passagem de Leslie, um furacão que se transformou em tempestade pós-tropical, e que atingiu Portugal Continental ao final da tarde deste sábado.

Foram registadas rajadas de vento na ordem dos 170 km/h, que arrancaram árvores e deixaram centenas de milhares de casas sem luz, uma situação que a EDP Distribuição, assumiu como sendo "muito grave". Grande parte do país já tinha sido posto sob aviso vermelho, o nível de alerta mais grave.

Durante a madrugada, a Proteção Civil registou 27 feridos leves e perto de 1.900 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo resultantes de queda de árvores e estruturas, como andaimes e sinais de trânsito. 

Os ventos também não foram brandos para os telhados, o que provocou mais de 60 desalojados, 57 dos quais no distrito de Coimbra, um em Leiria e três em Viseu.

Várias estradas estiveram cortadas ao trânsito em diversos concelhos, sobretudo no centro do país, nomeadamente na A1, no sentido Norte-Sul, perto da área de serviço do Pombal, devido à queda de uma árvore causada pelo vento forte. O IC2 também esteve cortado ao trânsito nas zonas de Pombal, Leiria e Albergaria-a-Velha. Na sua maioria já foram entretanto reabertas.

Entre o aeroporto de Lisboa e Funchal, de acordo com a informação disponível no portal da ANA - Aeroportos de Portugal, foram cancelados cerca de 30 voos.

Já ao inicio da noite as autoridades tinham deixado fortes recomendações para que as pessoas se afastassem das zonas costeiras e que se protegessem durante as horas críticas das 23h às 04h. "Evitem sair de suas casas pelo menos até às 04h da manhã ou até informação em contrário por parte das autoridades", alertou o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

Leslie só acalmou quando chegou ao Minho. O presidente do IPMA, Jorge Miranda, explicou que após a tempestade pós-tropical chegar àquela região a situação meteorológica ia "normalizar rapidamente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório