Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Dois bombeiros feridos em incêndio na serra de Sintra

O incêndio que deflagrou no sábado na serra de Sintra, Lisboa, provocou ferimentos ligeiros em dois bombeiros, afetou uma casa de habitação e obrigou à retirada de 47 pessoas de casa, informou hoje a Proteção Civil.

Dois bombeiros feridos em incêndio na serra de Sintra
Notícias ao Minuto

06:12 - 07/10/18 por Lusa

País Incêndios

"Temos dois bombeiros feridos leves, que não inspiram cuidados, foram assistidos no local. E temos danos confirmados num veículo ligeiro e num anexo de madeira que ardeu na Figueira do Guincho e numa casa de habitação e dois anexos na zona da Biscaia", adiantou o comandante distrital de Lisboa da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), André Fernandes.

O comandante distrital falava hoje de madrugada, durante um encontro com os jornalistas nos Paços do Concelho, em Cascais, convocado pela câmara e pela ANPC para fazer um ponto de situação do incêndio que deflagrou no sábado à noite, na zona da Peninha, na serra de Sintra.

O fogo alastrou ao concelho de Cascais e o combate às chamas tem sido muito dificultado pelos ventos que se têm feito sentir na zona.

André Fernandes disse que o incêndio teve uma "progressão de norte para sul em direção a Cascais" e que no seu combate estavam envolvidos, na altura, "569 operacionais, 169 veículos e quatro máquinas de rasto".

Cerca das 06:00, o incêndio continuava a ser combatido por 707 operacionais, com o apoio de 207 meios terrestres.

"Temos meios em todo o perímetro do incêndio e não há nenhuma frente que não tenha meios a combate", assegurou.

De acordo com o comandante distrital, a dificuldade principal foi o vento, "especialmente entre a meia-noite e as 02:00, 03:00".

"Um vento muito forte, com rajadas na ordem dos 100 km/hora, que levou a uma progressão exponencial da frente de fogo", detalhou.

Foi nessa altura, explicou, que houve necessidade de "fazer evacuações preventivas" do parque de campismo de Cascais, na Biscaia, Figueira do Guincho, Almoinhas Velhas e Charneca, tendo sido ainda necessário evacuar alguns clubes hípicos.

André Fernandes disse que no combate ao fogo estão envolvidos corpos de bombeiros do distrito de Lisboa, com um reforço do distrito de Santarém e de Setúbal e também de um grupo da força especial de bombeiros.

As entidades envolvidas nas operações foram ainda a Câmara de Sintra e a Câmara de Cascais, bem como o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a GNR, a PSP, o INEM e a Segurança Social Distrital.

"Gostava de realçar todo o espírito de cooperação entre as entidades que foi este o fator de sucesso para que as evacuações preventivas ocorressem da melhor maneira", afirmou.

Das 47 pessoas que foi preciso retirar das suas casas, 17 foram deslocadas para a sociedade recreativa da Malveira da Serra e 30 para o pavilhão dramático de Cascais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório