Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Os animais e o calor: "Com os devidos cuidados podem evitar-se desgraças"

Calor extremo exige, também, cuidar do seu animal de estimação. Siga os conselhos da associação Animal e evite “desgraças”.

Os animais e o calor: "Com os devidos cuidados podem evitar-se desgraças"
Notícias ao Minuto

12:42 - 02/08/18 por Melissa Lopes

País Redes Sociais

A onda de calor que está a afetar sobretudo o território continental requer cuidados extra, tanto com humanos como com animais.

Nesse sentido, e reiterando a mensagem da Provedora dos Animais de Lisboa, a associação Animal apela à população que não se esqueça de reforçar as águas dos animais, colocando pedras de gelo nas taças; que reforce e aumente os pontos de águas das colónias de rua e que não passeie os animais nas horas de maior calor, tendo especial cuidado com o piso onde os passeia, uma vez que o asfalto e pisos semelhantes facilmente lhes queimam as patas.

A Animal pede ainda que não se deixe os animais dentro de carros “nem por um minuto”. E acrescenta: “Nem durante uma onda de calor nem nunca!”.

Além dos cuidados a ter, a associação aconselha aos donos de animais que estejam atentos a alguns sinais que podem denunciar que o animal está a sofrer um golpe de calor, nomeadamente: arfar anormal e respiração demasiado acelerada; ritmo cardíaco elevado; coloração azulada nas mucosas (cianose); salivação extrema e fraqueza, tremores e dificuldades de equilíbrio.

Se desconfiar que o animal está a padecer de um golpe de calor, dirija-se à/ao médico/a veterinária/o assistente ou ao hospital ou clínica mais próximos. "Com os devidos cuidados, atenção e assistência adequada podem evitar-se desgraças", remata a Animal. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório