Está indeciso? Conheça a taxa de empregabilidade de cada curso

Cursos como o de Medicina têm uma taxa de desemprego entre os recém-licenciados de 0%. Em termos globais, o desemprego de recém-licenciados caiu de 8,6%, em 2015, para 5,5%, em 2018, no ensino público.

Notícia

© iStock

Melissa Lopes
06/07/2018 16:58 ‧ 06/07/2018 por Melissa Lopes

País

Ensino Superior

Os dados disponibilizados esta sexta-feira pelo portal Infocursos, da responsabilidade da Direção-geral de Estatísticas da Educação e Ciência, mostram que a taxa de desemprego de recém-licenciados desceu progressivamente de 8,6 % em 2015 para 5,5% em 2018, no que diz respeito ao ensino público.

Através do portal é possível verificar, por exemplo, a taxa de desemprego associada a cada curso, podendo esta ser uma variável a ter em conta na hora de optar por uma formação ou outra.

Cursos como o de Medicina (da Universidade de Lisboa, da Universidade de Coimbra, da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade da Beira interior, da Universidade do Minho);  Engenharia Física da Universidade do Porto; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;  Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Tradução e Interpretação: Português/Chinês - Chinês/Português na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria são alguns dos 30 cursos a garantir emprego a recém-diplomados.

Dos 30 cursos com desemprego de 0%, 20 do ensino público e dez são do ensino privado, segundo contas do jornal Público. O curso de Teologia, de Psicologia e de Economia da Universidade Católica são exemplos de cursos que, no privado, garantiram emprego total. 

De salientar que no ensino privado, a taxa de desemprego é de 5,7%, tanto para quem conclui licenciaturas como para quem conclui mestrados. 

Para consultar a taxa de empregabilidade de  cada curso, assim como outros detalhes, consulte os dados disponíveis no Infocursos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas