Parlamento unânime no pesar pela morte de Fernanda da Bernarda

O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar da autoria do presidente da Assembleia da República pela morte de Fernanda da Bernarda, advogada, resistente à ditadura do Estado Novo e membro da obediência maçónica mista.

Notícia

© Pixabay

Lusa
29/06/2018 13:25 ‧ 29/06/2018 por Lusa

País

Antifascista

Nascida em Alcobaça em 1944, Fernanda da Bernarda, segundo o voto apresentado por Ferro Rodrigues, "distinguiu-se como líder estudantil em Coimbra".

"Foi um dos rostos da crise académica de 1969, ombreando em plena igualdade com dirigentes como Alberto Martins e Celso Cruzeiro na oposição à ditadura. Essa coragem cívica valeu-lhe a suspensão de todas as atividades relacionadas com a Universidade, decretada pelo então ministro José Hermano Saraiva", refere-se no texto do presidente da Assembleia da República.

Fernanda da Bernarda foi fundadora, em 1965, de uma das primeiras repúblicas de estudantes feminina em Coimbra, a Araras. Foi uma das duas mulheres eleitas para a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra em 1968.

Antiga militante do PCP e mais tarde do MES (Movimento da Esquerda Socialista), pertenceu ainda à Loja Humanidade da Ordem Maçónica Mista Internacional Le Droit Humain.

"Como advogada, Fernanda da Bernarda destacou-se na defesa dos trabalhadores e dos seus representantes, tendo sido distinguida pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Grã Cruz da Ordem da Liberdade", refere-se ainda no voto apresentado pelo presidente da Assembleia da República.

Na sessão plenária de hoje, foi igualmente aprovado por unanimidade um voto de pesar pela morte do antigo deputado do PRD (Partido Renovador Democrático) António de Sousa Pereira.

Sousa Pereira foi eleito deputado pelo círculo do Porto na IV Legislatura, desempenhou as funções de secretário da mesa no parlamento e ficou associado a iniciativas relacionadas com o Ensino Superior, Ciência e Ambiente.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas