Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Câmara de Arruda dos Vinhos confirma buscas nos Paços do Concelho

A Câmara de Arruda dos Vinhos (PS), no distrito de Lisboa, confirmou hoje que foi alvo de buscas da Polícia Judiciária (PJ), no âmbito da operação 'tutti frutti', que investiga crimes económicos, como a corrupção.

Câmara de Arruda dos Vinhos confirma buscas nos Paços do Concelho
Notícias ao Minuto

21:51 - 27/06/18 por Lusa

País Polícia Judiciária

Em comunicado, a autarquia esclareceu que os Paços do Concelho foram visitados por inspetores da Polícia Judiciaria e que se mostrou "disponível para cooperar com a Justiça com total transparência, para o apuramento da verdade".

O município acrescentou que os inspetores analisaram e verificaram "todos os documentos e elementos solicitados".

A câmara presidida pelo socialista André Rijo mostrou estar "numa atitude tranquila e de total transparência".

A PJ realizou hoje cerca de 70 buscas, incluindo a autarquias, sociedades e instalações partidárias, no continente e no arquipélago dos Açores, segundo a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), que adiantou estarem em causa crimes económicos, como corrupção.

No âmbito deste inquérito, segundo a PGR, investigam-se crimes de corrupção passiva, tráfico de influência, participação económica em negócio e financiamento proibido.

"Segundo os fortes indícios recolhidos apurou-se, no essencial, que um grupo de indivíduos ligados às estruturas de partido político [desenvolveu] influências destinadas a alcançar a celebração de contratos públicos, incluindo avenças com pessoas singulares e outras posições estratégicas", refere a PGDL, na sua página na Internet.

A PGDL acrescenta que foram realizadas cerca de 70 buscas domiciliárias e não domiciliárias, incluindo a escritórios de advogados, autarquias, sociedades e instalações partidárias, em diversas zonas de Portugal continental e nos Açores.

As buscas foram acompanhadas por três juízes de instrução, 12 magistrados do Ministério Público (MP), peritos informáticos e financeiros e inspetores da Polícia Judiciária "em número que ascende a cerca de 200".

Estas operações de buscas foram efetuadas com a colaboração da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ.

A notícia da realização de buscas foi adiantada pela edição 'online' da revista Sábado.

Em causa, refere a Sábado, estão suspeitas da prática de crimes económico financeiros decorrentes da contratação de pessoal e da adjudicação direta de serviços a empresas ligadas ou controladas por dirigentes políticos sobretudo do PSD.

Um dos principais visados na operação, indica a revista, é o social-democrata Carlos Eduardo Reis, conselheiro nacional do PSD e ex-presidente da JSD de Braga que apoiou Santana Lopes nas últimas diretas para a liderança do partido.

Carlos Reis controla várias empresas que ganharam inúmeras adjudicações diretas de autarquias controladas pelo PSD e também pelo PS, acrescenta a Sábado.

Também na sua edição 'online', o Jornal de Notícias refere que a investigação visa uma rede de clientes que envolve maioritariamente empresas e autarquias lideradas por militantes do PSD. Estão em causa os contratos adjudicados por duas a três dezenas de autarquias, entre câmaras municipais e juntas de freguesia, a várias empresas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório