Costa brindou "ao São João, ao Porto, Gaia e Portugal" com autarcas

O primeiro-ministro brindou hoje "ao São João, ao Porto, a Gaia e a Portugal" na habitual sessão de cumprimentos entre os presidentes das câmaras dos dois concelhos, no tabuleiro inferior da ponte Luiz I.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
23/06/2018 20:32 ‧ 23/06/2018 por Lusa

País

Ponte Luiz I

 

Esta foi a primeira vez que António Costa participou na cerimónia que se realiza a meio da travessia sobre o rio Douro, que divide as duas cidades, uma tradição iniciada em 2014, no primeiro São João do independente Rui Moreira à frente da autarquia portuense e do socialista Eduardo Vítor Rodrigues em Gaia.

No meio da multidão barulhenta que cruzava o tabuleiro da ponte, o primeiro-ministro foi abordado por populares e levou algumas 'marteladas', típicas dos festejos de São João, deslocando-se depois a pé pela marginal até ao cais de Gaia onde vai jantar. Depois, António Costa seguirá para o Porto, para assistir aos cerca de 20 minutos de fogo-de-artifício que começa às 00h01.

No caminho entre a ponte e o restaurante, onde soavam alto os apitos dos 'martelos' e se sentia um cheiro intenso a sardinhas assadas, António Costa, acompanhado da mulher e do autarca de Gaia, foi constantemente interpelado pela multidão que ocupava a rua e as esplanadas à beira-rio.

Também desde 2014 que António Costa tem alternado a presença nas celebrações do São João entre os dois concelhos, totalizando este ano a quarta participação na festa (a segunda como primeiro-ministro), embora no exercício de cargos diferentes.

Há quatro anos, Costa era presidente da Câmara de Lisboa e esteve no Porto a celebrar o São João, ao lado de Rui Moreira, que, em 2013, foi o primeiro independente a ser eleito presidente daquela Câmara.

Na altura, e até à rutura em maio de 2017, Moreira mantinha uma coligação pós-eleitoral com o PS na autarquia, com vista a garantir a governabilidade da cidade.

Rui Moreira foi, entretanto, reeleito com maioria absoluta na Câmara do Porto.

Em 2015, Costa esteve no São João de Gaia como secretário-geral do PS, ao lado do autarca Eduardo Vítor e, no fim do fogo-de-artifício, deslocou-se a pé até à avenida dos Aliados, no Porto, por entre a habitual multidão munida de 'martelos'.

António Costa regressou ao São João do Porto em 2016 já como primeiro-ministro.

Em 2017, o governante cancelou a visita a Vila Nova de Gaia, prevista para participar nos festejos de São João, devido aos incêndios de Pedrógão Grande.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas