Marcelo e o mistério do 'mayor' desaparecido

O Presidente da República recebeu hoje do 'mayor' de Providence, nos Estados Unidos, a chave da cidade, mas na hora de agradecer o gesto o político norte-americano havia saído de cena, o que provocou um momento inusitado.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
11/06/2018 07:19 ‧ 11/06/2018 por Lusa

País

10 de Junho

 

"'Mayor' Jorge Elorza, obrigado pela chave de Providence. Onde está você? Desapareceu. Onde está o 'mayor'? Desapareceu. Precisamos do 'mayer'. É um mistério, o mistério do 'mayor' que desapareceu", gracejou Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia no âmbito do 10 de Junho, Dia de Portugal.

Minutos antes, o 'mayor' Jorge Elorza havia entregado simbolicamente a chave de Providence ao chefe de Estado português, com Marcelo a dirigir-se à população, primeiro em inglês e depois em português, para dizer que a chave não lhe pertencia na verdade.

"A chave não é para mim, é para vocês", disse, perante aplausos de algumas centenas de pessoas, parte delas representantes de "gerações e gerações de portugueses" a viver na cidade norte-americana, que dista a cerca de uma hora de Boston.

As comemorações do Dia de Portugal, com a participação do Presidente da República e do primeiro-ministro, decorreram este ano entre Ponta Delgada, nos Açores, Boston e Providence, nos Estados Unidos.

Em 2016, ano em que tomou posse como chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa lançou um modelo inédito de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, acertado com o primeiro-ministro, António Costa, em que as celebrações começam em território nacional e se estendem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes portuguesas.

Nesse ano, o Dia de Portugal foi celebrado em Lisboa e Paris e, em 2017, no Porto e nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e São Paulo.

No país presidido atualmente por Donald Trump vivem cerca de 1,4 milhões de portugueses e lusodescendentes, estimando-se que 70% sejam de origem açoriana.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas