Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Governo repudia "atos de violência, vandalismo e criminosos" em Alcochete

A secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo reagiram às agressões desta terça-feira na Academia de Alcochete.

Governo repudia "atos de violência, vandalismo e criminosos" em Alcochete
Notícias ao Minuto

21:07 - 15/05/18 por Tiago Miguel Simões com Lusa

País Sporting

Nem o Governo ficou indiferente à situação que esta tarde abalou o mundo sportinguista, com os adeptos a agredirem jogadores, equipa técnica e até Jorge Jesus. A secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, juntaram-se para comentar o sucedido esta tarde na Academia do Sporting, em Alcochete.

"Juntamos as forças de Segurança para conjuntamente procederem à investigação de toda esta ocorrência para dar uma resposta adequada e para que esta situação não se volte a repetir", começou salientar Isabel Oneto ,que passou depois a palavra a João Paulo Rebelo.

Antes disso, a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna acrescentou que "serão tomadas todas as medidas necessárias" para que o jogo (final da Taça de Portugal) decorra com toda a tranquilidade e segurança para todos os espetadores.

"As primeiras palavras são de repúdio veemente para com atos de violência, vandalismo, criminosos, como os que ocorreram esta tarde. Uma segunda palavra, solidariedade, para os jogadores, para os técnicos, no fundo, para quem foi agredido neste incidente", apontou João Paulo Rebelo.

Mais, prosseguiu. "Portugal tem orgulho no futebol nacional, temos uma responsabilidade acrescida, somos atualmente campeões europeus de futebol e estamos a um mês da maior competição da modalidade a nível mundial. Falo naturalmente do campeonato do mundo. Por outro lado, estamos a poucos dias da final da Taça de Portugal que vai decorrer no próximo domingo e o Governo está juntamente com a FPF, a criar todas as condições para que se viva o que é essencial que se viva, a festa do futebol, do desporto, o convívio de famílias e dos verdadeiros adeptos".

Em resposta a questões colocadas pelos jornalistas, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, garantiu que a final da taça tem de ser jogada sem problemas em "resposta a criminosos que do meu ponto de vista não são sequer adeptos do desporto e que merecem uma resposta corajosa e que enfrente atos que tem de ser repudiados por todos". Sobre o facto de os adeptos integrarem as claques leoninas Oneto diz que "enquanto cidadãos vão ser presentes à justiça e nessa medida estão detidos para responder. O facto de serem adeptos pode levar a que haja a proposta de medidas de coação que pretendam impedir a repetição destes atos", disse. 

Esta tarde, recorde-se, cerca de 50 indivíduos de cara tapada, alegadamente adeptos 'leoninos', invadiram a Academia e, depois de terem percorrido os relvados, chegaram ao balneário da equipa principal, agredindo vários jogadores, entre os quais Bas Dost, Acuña, Rui Patrício, William Carvalho, Battaglia e Misic, assim como o treinador Jorge Jesus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório