Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Corrupção no Sporting. Ministério Público confirma investigação

O Ministério Público confirma ao Notícias ao Minuto a existência de um inquérito, dirigido pelo DIAP do Porto, a um alegado esquema de corrupção do Sporting, envolvendo o campeonato nacional de andebol.

Corrupção no Sporting. Ministério Público confirma investigação
Notícias ao Minuto

11:31 - 15/05/18 por Melissa Lopes com Lusa

País Andebol

"Confirma-se a existência de inquérito relacionado com a matéria dirigido pelo Ministério Público do DIAP do Porto", pode ler-se numa nota enviada ao Notícias ao Minuto por fonte da Procuradoria-Geral da República, sendo ainda acrescentado que o inquérito está em segredo de justiça. 

Ora, a matéria em questão prende-se com um alegado esquema de corrupção denunciado hoje  pelo Correio da Manhã (CM), que terá passado pela suposta compra de equipas de arbitragem que participavam nos jogos de andebol profissional.

Os juízes de campo teriam sido aliciados com quantias em dinheiro, que chegariam aos dois mil euros, para que, 16 anos após o último título, a equipa de Alvalade chegasse novamente ao topo da classificação.

De acordo com a edição desta terça-feira do referido jornal, Paulo Silva, intermediário dos 'leões', que agora se diz arrependido, afirma que os pagamentos aos árbitros eram realizados não só nos jogos em que a equipa sportinguista jogava, mas também naqueles em que o resultado favorecesse o Sporting.

Paulo Silva, empresário de futebol e sportinguista, alega ter entrado neste esquema de corrupção "ao serviço do clube do seu coração", admitindo também ter recebido contrapartidas monetárias (350 euros por cada árbitro de andebol que corrompia). O CM cita conversas e trocas de mensagens de voz entre empresários, na aplicação da internet WhatsApp, e que, segundo o jornal, "mostram como André Geraldes, hoje diretor de futebol do Sporting, coordenava toda a batota".

Entretanto, a Federação Portuguesa de Andebol  reagiu, em comunicado, mostrando-se "disponível para colaborar com as entidades competentes", anunciando ainda que irá avançar com uma “denúncia obrigatória ao Ministério Público”, assim como com uma participação “ao Conselho de Disciplina”.

Também o Sporting já se pronunciou, repudiando, por sua vez, o que diz ser uma campanha que "visa exclusivamente denegrir a imagem" do clube. "O  Sporting é um alvo a abater porque é o único clube que, genuinamente, continua a lutar e a querer transparência e verdade desportiva em Portugal”, pode ler-se na nota que emitida pelo emblema leonino.

Este alegado esquema de corrupção, recorde-se, vem à tona numa altura que o clube leonino enfrenta uma nova crise, depois de a equipa de futebol ter falhado o segundo lugar do campeonato e, consequentemente, a possibilidade de jogar na Liga dos Campeões.

Bruno de Carvalho, Jorge Jesus e os jogadores reuniram-se ontem em Alvalade, encontro do qual terá resultado um processo disciplinar ao treinador. 

Vários órgãos de comunicação social chegaram a avançar que equipa técnica tinha sido suspensa, informação desmentida depois pelo presidente do clube, Bruno de Carvalho. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório