Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Despeça-se do sol. Fim de semana não vem 'vestido' de verão

Para este fim de semana é de esperar uma descida da temperatura que virá acompanhada de vento forte e possibilidade de aguaceiros.

Despeça-se do sol. Fim de semana não vem 'vestido' de verão
Notícias ao Minuto

08:05 - 11/05/18 por Filipa Matias Pereira

País Meteorologia

O fim de semana está à porta e, se está a fazer planos para aproveitá-lo, aconselhamos vivamente que leia esta notícia primeiro. Os dias soalheiros que se têm feito sentir irão ceder o lugar às manhãs cinzentas típicas... de outono. E o sol, esse ficará ‘escondido’ atrás da nebulosidade. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este sábado prevê-se uma descida da temperatura, a qual será acentuada no interior Norte e Centro. O arrefecimento virá acompanhado de vento forte com rajadas no litoral oeste e nas terras altas.

Mais especificamente nas regiões Norte e Centro, são expectáveis períodos de muita nebulosidade, tornando-se o céu pouco nublado a partir do final da tarde. Para lá disso, são igualmente de esperar aguaceiros fracos no litoral Norte e Centro até meio da tarde, que poderão ser sob a forma de neve na serra do Gerês acima de 1.200/1.400 metros de altitude até meio da manhã. Este enquadramento é complementado por uma descida da temperatura, em especial da máxima nas regiões do Interior.

Já mais para Sul, o céu apresentar-se-á com períodos de muita nebulosidade, tornando-se pouco nublado na costa Sul do Algarve a partir da manhã e nas restantes regiões a partir do meio da tarde. Prevê-se também uma descida da temperatura, em especial da máxima nas regiões do Interior. O IPMA indica ainda que há possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuviscos no Minho e Douro Litoral.

No domingo, o cenário parece que irá compor-se um pouco, sendo de esperar céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro. Haverá, porém, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuviscos no Minho e Douro Litoral com vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante Norte, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral Oeste a Sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Quanto às temperaturas, espera-se que rondem, um pouco por todo o país, 11ºC de mínima e 21ºC de máxima no sábado, enquanto no domingo a temperatura máxima deverá baixar, rondando os 18ºC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório