Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Uma obra de arte feita de 44 mil beatas (e que é muito mais do que isso)

Obra com 44 mil beatas, inserida na campanha de sensibilização ambiental ‘P’ró chão Não! A beata chega ao mar’ e que vai concorrer ao Guiness, vai estar exposta no próximo dia 19, sábado, em Cascais.

Uma obra de arte feita de 44 mil beatas (e que é muito mais do que isso)
Notícias ao Minuto

16:43 - 08/05/18 por Melissa Lopes

País Poluição

A Associação 10 Milhões na Berma da Estrada foi convidada pela autarquia de Cascais a estar presente, durante todo o dia do próximo dia 19, sábado, no evento ‘Clean up the Atlantic’.

Como parte da sua campanha de sensibilização ambiental ‘P'ró chão Não! A beata chega ao mar’, a organização do Seixal vai expor parte da instalação candidata ao Guinness World of Records. ‘Elementos do (re)Canto do Tejo’, assim apelidada esta obra, vai estar em exposição na Praça 5 de outubro, junto à Câmara Municipal de Cascais e ao Hotel Baía, entre as 10 e as 13h.

A finalidade? “É alertar a população para o perigo das pontas de cigarro que não são vistas como lixo perigoso e, num gesto automático, atiradas para o chão, ameaçando o ecossistema, poluindo os lençóis freáticos, colocando em risco a vida marinha e entrando na nossa cadeia alimentar”, explica a organização em comunicado, onde são ainda referidos os “números brutais” que compõem a obra.

Estarão expostos apenas dois painéis de uma obra que, quando estiver finalizada, terá dez, e, ainda assim, contabilizam-se 44 mil beatas no total, em 302 metros de cordão, colocadas em 90 metros quadrados de painel.

Mas há mais. Através de um gesto simbólico, explica ainda a associação, o cordão está preparado para que todas as pessoas que queiram participar possam, também elas, completá-lo com pontas de cigarro. Quem o fizer, verá o seu nome na candidatura ao Guinness.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório