Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Regime sírio avança na reconquista da região de Damasco

O regime sírio avançou hoje na reconquista da região de Damasco, centro do poder do presidente Bashar al-Assad, com o anúncio do controlo de Qalamoun oriental, enquanto decorre uma ofensiva contra o último reduto 'jihadista' na capital.

Regime sírio avança na reconquista da região de Damasco
Notícias ao Minuto

15:20 - 25/04/18 por Lusa

Mundo Jihad

Assad, confrontado desde 2011 com um conflito mortífero, tem feito ponto de honra em manter o controlo de Damasco, centro nevrálgico do seu poder.

Nas últimas semanas, ofensivas e acordos de retirada de rebeldes e familiares têm-lhe permitido consolidar o controlo nos arredores da capital.

Onze dias após a reconquista total de Ghouta oriental, último bastião rebelde às portas de Damasco, as forças do regime retomaram oficialmente Qalamoun oriental, a nordeste da capital.

A região está "livre de todo o terrorismo", anunciou hoje a televisão estatal, retomando a terminologia do regime para designar os rebeldes.

As forças de segurança interna entraram nas localidades de Rouhaiba e de Jairoud, onde a bandeira síria foi içada na praça principal da cidade.

Dezenas de autocarros transportaram desde sábado alguns milhares de combatentes rebeldes e as suas famílias de Rohaiba, Jairoud e da localidade de Nassiriya até aos territórios que os insurgentes detêm no norte da Síria.

Segundo um balanço da organização Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), desde quinta-feira, os bombardeamentos e combates mataram 61 combates pró-regime e 49 jihadistas, tal como 19 civis.

A guerra na Síria fez mais de 350.000 mortos e milhões de deslocados desde 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório