Depois da tragédia, os Davidians voltam a erguer-se em Waco

O cerco de 51 dias em Waco em 1993 terminou da pior forma possível. 75 membros do culto Branch Davidians morreram, incluindo 25 crianças. Agora, um novo ramo dos Davidians cresce no mesmo local.

Os Davidians voltam a erguer-se em Waco 25 anos depois da tragédia

© Reuters

Fábio Nunes
19/04/2018 12:03 ‧ 19/04/2018 por Fábio Nunes

Mundo

Estados Unidos

Quando agentes da ATF cercaram o complexo dos Branch Davidians, o Mount Carmel, em Waco, no Texas, no dia 28 de fevereiro de 1993 - na sequência acusações de que o líder deste culto religioso, David Koresh, teria abusado de menores e que estaria a juntar um arsenal de armas -, estavam longe de imaginar o que iria acontecer.

Um tiroteio provocou a morte a quatro agentes da ATF e a seis membos dos Branch Davidians. Este tiroteio resultou num cerco de 51 dias ao Mount Carmel. O FBI entrou em cena no dia 19 de abril para pôr termo ao cerco com veículos blindados e gás lacrimogéneo.

Seis horas depois fumo começou a sair do complexo, as chamas surgiram depois e um incêndio enorme acabou por consumir o Mount Carmel num desfecho trágico do cerco. 75 membros dos Davidians morreram, incluindo 25 crianças e o infame David Koresh.

Trocaram-se acusações de ambos os lados. O FBI disse que foram membros do culto a pegar fogo ao complexo. Mas os sobreviventes e testemunhas no local recordam que o as chamas surgiram depois do gás lacrimogéneo ter sido atirado.

Aquele rancho em Waco tornou-se um local de romaria. Desde curiosos a membros dos Davidians. Agora, 25 anos depois, neste mesmo sítio marcado pela tragédia, ergue-se um novo ramo dos Davidians liderado por Charles Pace.

Pace afirma à People que foi escolhido por Deus para “reconstruir e purificar a igreja e a comunidade”.

Charles Pace, que viveu no Mount Carmel na década de 80 mas que já não estava lá na altura do cerco, lembra que Koresh achava-se um “Deus” e que aquela tragédia foi um castigo divino a David Koresh por “perverter os nossos ensinamentos”.

Notícias ao Minuto[David Koresh, o líder dos Branch Davidians]© Wikimedia CommonsNão se sabe ao certo quantos seguidores, Charles Pace conseguiu conquistar para este novo ramo dos Davidians. Como ele explica, a maioria dos seguidores acompanha-o através da internet. “É mais uma igreja online”.

Mas as autoridades locais não receiam que o culto atinja os números e o fanatismo alcançados sob a liderança de Koresh. “Não tivemos qualquer problema” com o Pace, diz Parnell McNamara, o xerife do condado de McLennan.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas