Emmanuel Macron diz que tem provas de que armas químicas foram utilizadas pelo governo sírio.
"Temos provas de que armas químicas foram usadas, pelo menos cloro, e que estas foram usadas pelo regime de Bashar al-Assad", afirmou Macron.Numa entrevista à televisão francesa TF1, o presidente francês diz que "pelo menos" cloro foi utilizado e que a resposta francesa acontecerá quando Paris assim o entender.
O presidente francês disse que a resposta francesa acontecerá "numa altura à nossa escolha", acrescentando que "necessitamos de tomar decisões no devido tempo, quando acharmos que sejam mais úteis e eficazes".
França, Reino Unido e Estados Unidos já fizeram saber que estão unidos contra o regime de Bashar al-Assad, apesar de ainda não existir uma certeza relativamente a um ataque militar contra Damasco. Esta indefinição foi reforçada, esta quinta-feira, por Donald Trump, que disse que o ataque pode ou não acontecer em breve.
Bashar al-Assad, por seu lado, para além de negar o ataque químico que lhe está a ser atribuído pelo Ocidente, afirma que França, Reino Unido e Estados Unidos estão a preparar um ataque baseado em "mentiras" que visam desvalorizar os ganhos recentes das suas forças nos arredores de Damasco.