Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

"Temos provas de que armas químicas foram usadas na Síria", diz Macron

Presidente francês disse, em entrevista à TF1, que a França tem provas de que Bashar al-Assad utilizou armas químicas contra o seu próprio povo.

"Temos provas de que armas químicas foram usadas na Síria", diz Macron
Notícias ao Minuto

12:23 - 12/04/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo França

Emmanuel Macron diz que tem provas de que armas químicas foram utilizadas pelo governo sírio.

"Temos provas de que armas químicas foram usadas, pelo menos cloro, e que estas foram usadas pelo regime de Bashar al-Assad", afirmou Macron.Numa entrevista à televisão francesa TF1, o presidente francês diz que "pelo menos" cloro foi utilizado e que a resposta francesa acontecerá quando Paris assim o entender. 

O presidente francês disse que a resposta francesa acontecerá "numa altura à nossa escolha", acrescentando que "necessitamos de tomar decisões no devido tempo, quando acharmos que sejam mais úteis e eficazes". 

França, Reino Unido e Estados Unidos já fizeram saber que estão unidos contra o regime de Bashar al-Assad, apesar de ainda não existir uma certeza relativamente a um ataque militar contra Damasco. Esta indefinição foi reforçada, esta quinta-feira, por Donald Trump, que disse que o ataque pode ou não acontecer em breve

Bashar al-Assad, por seu lado, para além de negar o ataque químico que lhe está a ser atribuído pelo Ocidente, afirma que França, Reino Unido e Estados Unidos estão a preparar um ataque baseado em "mentiras" que visam desvalorizar os ganhos recentes das suas forças nos arredores de Damasco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório