Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Lula da Silva assume que se vai entregar às autoridades

O antigo presidente assumiu que vai "cumprir o mandado" de prisão.

Lula da Silva assume que se vai entregar às autoridades
Notícias ao Minuto

16:45 - 07/04/18 por Filipa Matias Pereira

Mundo Brasil

Num discurso muito aguardado, em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, após a cerimónia de homenagem a Marisa Letícia, mulher de Lula da Silva, que hoje completaria 68 anos, o antigo presidente do Brasil começou por dirigir algumas palavras a diversos líderes partidários.

Lula da Silva exaltou a “competência técnica de Dilma”, a quem é “profundamente grato, de coração”: “Se não fosse ela eu não teria sido o que fui. Por isso, repartirei o meu sucesso na presidência com você”, disse, em tom de ironia, dirigindo-se à ex-presidente do Brasil.

"Não tenho medo deles", assumiu, acrescentando que gostaria de ter um debate com Sérgio Moro, onde fossem apresentadas e debatidas as provas dos crimes de que Lula é acusado. 

O ex-metalúrgico brasileiro aproveitou ainda a oportunidade para recordar as conquistas que alcançou na política até então. "Sou um construtor de sonhos", e foi assim que "um metalúrgico sem diploma conseguiu cuidar mais da educação do que os diplomados do país. Sonhei que era possível diminuir a mortalidade infantil, levando leite, feijão e arroz. Sonhei que era possível colocar nas melhores universidades do país quem nasceu na periferia, para não termos apenas juízes e procuradores só de elite. E se isso é crime, continuarei a ser criminoso porque vou fazer muito mais”.

Lula da Silva assumiu, igualmente, que vai "acatar o mandado de prisão", para "eles saberem que vou provar a minha inocência". E para terminar o discurso recordou uma frase que ouviu de uma criança de dez anos: "Os poderosos podem matar, uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a chegada da Primavera". 

E, despedindo-se da multidão, assumiu ter orgulho em ter sido o primeiro presidente do Brasil sem diploma universitário, prometendo que vai lutar: "Saírei desta situação maior, mais verdadeiro, e mais inocente". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório