Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Oficial: Matteo Renzi apresenta demissão depois de derrota eleitoral

Líder do Partido Democrata apresenta a demissão depois de "derrota clara e óbvia" nas eleições do passado domingo.

Oficial: Matteo Renzi apresenta demissão depois de derrota eleitoral
Notícias ao Minuto

17:46 - 05/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Itália

O líder do Partido Democrata, Matteo Renzi, apresentou a sua demissão do partido, depois de não ter conseguido ir mais além do que um terceiro lugar nas eleições gerais de domingo.

A notícia da demissão de Renzi começou a ser avançada logo pela manhã, mas só agora foi oficialmente confirmada.

"Abandono a liderança do Partido Democrático", afirmou Renzi, de 43 anos, numa conferência de imprensa onde oficializou a sua demissão.  "A derrota obriga a que seja aberta numa nova página", rematou.

O próximo líder do Partido Democrático, de Centro-Esquerda, deverá ser escolhido em congresso, numa data ainda a definir. 

O Movimento 5 Estrelas (M5S), antissistema, foi o partido mais votado, com cerca de 32% dos votos. Em segundo lugar surge a coligação de Direita, que engloba o Força Itália, de Berlusconi, e a Liga do Norte, extrema-direita, de Matteo Salvini. 

O Partido Democrático não foi além de um terceiro lugar, um resultado que levou Matteo Renzi a reconhecer a "derrota clara e óbvia". 

As próximas semanas serão de negociação entre os partidos, sendo que uma solução governativa parece ser bastante difícil de encontrar. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório