Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Carta de Gandhi a elogiar Jesus vai a leilão por quase 41 mil euros

Símbolo da luta pacífica, Gandhi respeitava todas as fés e credos.

Carta de Gandhi a elogiar Jesus vai a leilão por quase 41 mil euros
Notícias ao Minuto

23:57 - 28/02/18 por Fábio Nunes

Mundo Raab Collection

Uma carta rara escrita por Mahatma Gandhi vai a leilão esta quinta-feira. A licitação inicial vai começar nos 50 mil dólares (cerca de 41 mil euros), revela a CNN. A carta foi escrita em 1926 e foi endereçada a Milton Newberry Frantz, que era um líder cristão nos Estados Unidos. Mas o que ganha ênfase nesta carta? Os elogios de Gandhi a Jesus Cristo, naquela que terá sido a única carta onde o pacifista indiano menciona Jesus.

“Eu não consigo ir além da crença de que Jesus foi um dos grandes professores da humanidade. Não acha que a unidade religiosa não deve ser atingida por uma subscrição mecânica a um credo comum, mas respeitando os credos de todos?”, pode ler-se na carta que vai ser leiloada pela Raab Collection, que já autenticou cartas de figuras como George Washington, Charles Darwin e Napoleão.

No caso de Gandhi, a tinta foi determinante no processo de autenticação. “Gandhi usava uma tinta em particular”, disse Nathan Raab, presidente da Raab Collection. “Penso que a sua mensagem de tolerância, de não pregar apenas os seus sentimentos, é tão importante agora como na altura”, destacou ainda.

Gandhi é um dos maiores símbolos da luta pacífica e foi uma das figuras proeminentes da luta da Índia pela independência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório