Uma carta rara escrita por Mahatma Gandhi vai a leilão esta quinta-feira. A licitação inicial vai começar nos 50 mil dólares (cerca de 41 mil euros), revela a CNN. A carta foi escrita em 1926 e foi endereçada a Milton Newberry Frantz, que era um líder cristão nos Estados Unidos. Mas o que ganha ênfase nesta carta? Os elogios de Gandhi a Jesus Cristo, naquela que terá sido a única carta onde o pacifista indiano menciona Jesus.
“Eu não consigo ir além da crença de que Jesus foi um dos grandes professores da humanidade. Não acha que a unidade religiosa não deve ser atingida por uma subscrição mecânica a um credo comum, mas respeitando os credos de todos?”, pode ler-se na carta que vai ser leiloada pela Raab Collection, que já autenticou cartas de figuras como George Washington, Charles Darwin e Napoleão.
No caso de Gandhi, a tinta foi determinante no processo de autenticação. “Gandhi usava uma tinta em particular”, disse Nathan Raab, presidente da Raab Collection. “Penso que a sua mensagem de tolerância, de não pregar apenas os seus sentimentos, é tão importante agora como na altura”, destacou ainda.
Gandhi é um dos maiores símbolos da luta pacífica e foi uma das figuras proeminentes da luta da Índia pela independência.