Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 26º

Síria: Grupo 'jihadista' reivindica abate de avião russo

O grupo 'jihadista' Hayat Tahrir al-Cham, dominado pelo antigo exército local da Al-Qaida, anunciou hoje que disparou sobre um avião russo no noroeste da Síria, segundo um comunicado publicado no seu canal de propaganda Ibaa.

Síria: Grupo 'jihadista' reivindica abate de avião russo
Notícias ao Minuto

20:49 - 03/02/18 por Lusa

Mundo Hayat Tahrir al-Cham

O Ministério da Defesa russo tinha anunciado que um avião Su-25 tinha sido abatido na zona de Idleb (noroeste da Síria) e que o piloto russo foi morto "em combate contra os terroristas".

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) e o Ministério da Defesa russo, o piloto, que tinha conseguido saltar de paraquedas, recorreu à sua arma quando estava a ser capturado por terroristas e foi abatido.

O Ministério da Defesa russo, citado por agências noticiosas russas, disse que o piloto "teve tempo de anunciar que se tinha ejetado na zona, sob controlo dos combatentes da Frente al-Nosra.

O ministério adiantou que "segundo as primeiras informações, o avião foi abatido por um sistema de mísseis antiaéreos portátil".

A região na qual o avião caiu é controlada pelo Hayat Tahrir al-Cham, grupo 'jihadista' dominado pelo ex-braço local da Al-Qaida, assim como por vários outros grupos rebeldes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório