Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2018
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 18º

Edição

Puigdemont prepara investidura no parlamento flamengo

O presidente destituído da Catalunha Carlos Puigdemont está a negociar com os nacionalistas flamengos a possibilidade de proferir o seu discurso de investidura, na terça-feira, a partir do parlamento flamengo, disseram hoje à agencia EFE fontes nacionalistas.

Puigdemont prepara investidura no parlamento flamengo
Notícias ao Minuto

18:41 - 27/01/18 por Lusa

Mundo Catalunha

Puigdemont, que se encontra na Bélgica desde finais de outubro do ano passado, estará a ultimar negociações para discursar a partir do parlamento flamengo, segundo informações dadas por fontes nacionalistas à agência de notícias espanhola, EFE.

O Tribunal Constitucional espanhol está reunido hoje para decidir se admite o recurso apresentado pelo Governo de Madrid, para impedir a investidura de Puigdemont como presidente do Governo da Catalunha, na próxima terça-feira.

Se o recurso do Governo de Mariano Rajoy for admitido, a candidatura de Puigdemont será suspensa, assim como a investidura, convocada para dia 30.

O presidente do parlamento catalão, Roger Torrent, e os membros da mesa serão ainda avisados de que desobedecer ao Tribunal Constitucional acarreta consequências penais.

Inicialmente, Puigdemont tinha previsto participar, na terça-feira, na Universidade de Lovaina, na convenção do partido soberanista flamengo NVA, com o objetivo de explicar como romper com a hegemonia socialista, no órgãos de poder.

Puigdemont fugiu à justiça espanhola e chegou à Bélgica a 30 de outubro, juntamente com quatro conselheiros, depois de o governo espanhol os ter destituído, ao abrigo do artigo 155 da Constituição de Espanha.

Em novembro último, o parlamento regional da Flandres rejeitou uma moção apresentada pelo partido de ultradireita flamengo Vlaams Belang, destinada a reconhecer a independência da Catalunha, em que foi apoiado apenas pelo NVA, grupo minoritário da câmara regional belga.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório