Patrick Wright, antigo responsável pela diplomacia britânica, fez revelações bombásticas relativamente ao governo de Margaret Thatcher. Segundo Wright, a antiga primeira-ministra britânica desejava uma África do Sul “apenas para brancos” e “odiava” os alemães.
Estas e outras revelações são oriundas dos diários de Patrick Wright, durante o tempo em que esteve no cargo. O antigo responsável dá conta de conversas com a antiga primeira-ministra e excertos dessas conversas foram publicadas no Daily Mail.
No que diz respeito à África do Sul, diz Wright, Thatcher desejava que o país voltasse à fase anterior a 1910. “Ela expressou a sua visão de um regresso aos anos antes de 1910 na África do Sul, com um mini-estado branco, afastado dos seus estados negros vizinhos”, lê-se num dos excertos divulgados esta segunda-feira.
Patrick Wright diz ter questionado Thatcher sobre a possibilidade de tal posição perpetuar uma política de apartheid, ao que a ‘Dama de Ferro’ respondeu “não te preocupas com os nossos interesses estratégicos?”.
Outra das revelações diz respeito à alegada “fobia” de Thatcher relativamente à Alemanha. “Ela parecia obcecada por um sentimento de que os falantes de alemão iriam dominar a comunidade”, revelou Wright. “Qualquer conversa relativamente à reunificação alemã era um anátema para ela”.