Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Coreia do Sul vai doar 4,5 milhões de euros ao Norte

A Coreia do Sul vai doar 4,5 milhões de euros em ajuda humanitária à Coreia do Norte, através do Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), anunciou hoje o Ministério da Unificação sul-coreano.

Coreia do Sul vai doar 4,5 milhões de euros ao Norte
Notícias ao Minuto

11:26 - 29/07/13 por Lusa

Mundo Ajuda humanitária

"Decidimos financiar alimentos e medicamentos para a Coreia do Norte", através da UNICEF, naquele que será o primeiro envio governamental de assistência desde o início do mandato da Presidente sul-coreana, Park Geun-hye, em fevereiro, acrescentou à agência noticiosa espanhola EFE uma porta-voz do ministério.

A ajuda governamental será integrada num pacote de 5,5 milhões de euros, sendo o resto do dinheiro doado por cinco organizações não-governamentais (ONG) privadas sul-coreanas.

A porta-voz disse que Seul está a finalizar os "procedimentos necessários" para conseguir "luz verde" e o envio deverá ser confirmado oficialmente nos próximos dias.

Esta decisão surge numa altura em que Seul procura iniciar um novo diálogo com Pyongyang para negociar a reabertura do complexo industrial conjunto de Kaesong, único projeto intercoreano existente até que, em abril, o regime de Kim Jong-un decidiu o encerramento unilateral.

O Governo sul-coreano continua a fazer uma avaliação separada da ajuda humanitária ao Norte, independentemente da conjuntura política na península coreana.

Nos últimos anos, a Coreia do Sul, que no passado entregou generosos contingentes de ajuda ao vizinho do Norte, limitou os envios de ajuda humanitária devido à deterioração das relações bilaterais e aos episódios de tensão que os dois países já enfrentaram.

No ano passado, 16 ONG do Sul entregaram 125 milhões de euros em ajuda ao Norte, tendo o Governo sul-coreano canalizado, através de organizações privadas, mais 16 milhões de euros em assistência, de acordo com o Ministério da Unificação sul-coreano.

A Coreia do Norte sofre uma continuada crise económica, desde os anos 1990, que leva o país a depender de ajuda externa para alimentar a população.

No final da Guerra da Coreia (1950-53), Norte e Sul assinaram um armistício, mas nunca um tratado de paz, motivo pelo qual os dois vizinhos continuam tecnicamente em guerra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório